PREFEITURA INAUGURA ACADEMIA POPULAR “VIVER BEM” NESTA TERÇA-FEIRA

Como parte das comemorações pelo aniversário de 396 anos de São Pedro da Aldeia, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, inaugura na próxima terça-feira (14), às 16h, a primeira academia popular do município, montada na Praia do Centro ao lado do Centro de Informações Turísticas. O espaço, denominado academia “Viver Bem”, já recebeu aparelhos de ginástica novos e modernos, confeccionados em aço inoxidável resistente às chuvas, sol e maresia. Estarão presentes à cerimônia o Prefeito Cláudio Chumbinho, o vice-prefeito Iédio Rosa, o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt, o Secretário Adjunto de Esportes, Rafael Mendes, entre outras autoridades municipais.

O espaço vai estar liberado para o uso a partir das 7h dessa quarta-feira (15), dia seguinte à inauguração oficial. Para o Prefeito Cláudio Chumbinho, a academia será um ganho para a qualidade de vida dos munícipes. “Estamos muito felizes em inaugurar mais esse espaço de saúde e lazer para a população na orla da nossa praia. Nosso objetivo tem sido investir no esporte e no incentivo à prática de atividades físicas, que sabemos que é essencial para o bem estar, qualidade de vida e prevenção de diversas doenças”, disse.

Até agora, cerca de 60 aldeenses já se inscreveram para participar da academia. As inscrições gratuitas continuam abertas e podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 17h, na sede da Subsecretaria de Cultura,  Esportes e Lazer, que fica na Rua Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. Os interessados deverão comparecer com originais e cópias dos documentos de identidade, comprovante de residência, duas fotos 3×4 e atestado médico atualizado (válido por seis meses). A idade mínima para participar é de 16 anos. Menores de idade devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis.

Todos os alunos serão supervisionados diariamente por dois professores de educação física. O horário de funcionamento da academia será dividido em três turnos, sempre de segunda a sexta-feira. De manhã, das 7h às 13h, à tarde, das 16h às 18h e à noite, das 18h às 22h. No ato da inscrição, o aluno deverá especificar os dias da semana que deseja malhar, que pode ser toda segunda, quarta e sexta ou toda terça e quinta. O tempo máximo estipulado para o uso é de 2h para cada aluno.

Segundo o coordenador da academia e professor de educação física, Rodrigo Marinho, a medida tem como objetivo organizar o serviço e evitar a superlotação do espaço. “Queremos que todos participem da academia e, para isso, temos que estabelecer horários e turnos de uso, até para que os profissionais façam o acompanhamento adequado, evitando lesões musculares e o uso incorreto dos aparelhos”, ressaltou. A regulação do acesso será feita a partir da apresentação da carteirinha de identificação com foto e nome completo do aluno.

Entre os aparelhos instalados no local estão supinos, halteres, barras e anilhas. “Montamos uma academia completa para a população, com aparelhos direcionados a todos os grupos musculares”, destacou o Secretário Adjunto de Esporte e Lazer, Rafael Mendes.