400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura inaugura núcleo inédito de atendimento à violência intrafamiliar

Por Raíra Morena em 06/09/2013
Imagem da Notícia: A partir dessa quinta-feira (05), São Pedro da Aldeia passou a contar com um importante dispositivo de prevenção e cuidado à pessoas de todas as idades em situação de violência. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e da Coordenação de Saúde Mental, inaugurou o Núcleo de Atendimento à Violência Intrafamiliar (NAVI). A unidade é a quarta no Estado do Rio de Janeiro e a primeira em toda a Região dos Lagos a funcionar nestes moldes. Participaram da cerimônia o Prefeito Cláudio Chumbinho, o vice-prefeito Iédio Rosa, o deputado estadual Jânio Mendes, secretários municipais, vereadores e membros da sociedade civil. A solenidade aconteceu na sede do NAVI, localizada à Rua Adolfo Silveira, nº 59, no Centro da cidade. A unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A partir dessa quinta-feira (05), São Pedro da Aldeia passou a contar com um importante dispositivo de acolhimento e cuidado a pessoas de todas as idades em situação de violência. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e da Coordenação de Saúde Mental, inaugurou o Núcleo de Atendimento à Violência Intrafamiliar (NAVI). A unidade é a quarta no Estado do Rio de Janeiro e a primeira em toda a Região dos Lagos a funcionar nestes moldes. Participaram da cerimônia o Prefeito Cláudio Chumbinho, o vice-prefeito Iédio Rosa, o deputado estadual Jânio Mendes, secretários municipais, vereadores e membros da sociedade civil. A solenidade aconteceu na sede do NAVI, localizada à Rua Adolfo Silveira, nº 59, no Centro da cidade. A unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
 
 
Para o Prefeito Cláudio Chumbinho, a inauguração da unidade representa um passo importante no cuidado aos casos de violência intrafamiliar no município. “A inauguração desse Núcleo mostra que continuamos lutando para oferecer qualidade de vida para a população.  Nos preocupamos  com as pessoas, de todas as idades, que sofrem ou sofreram algum tipo de violência no nosso município e foi com essa preocupação que inauguramos esse dispositivo tão importante para São Pedro da Aldeia”, disse.
 
A Secretária de Saúde, Vanessa Matalobos, comemorou a inauguração do Núcleo, projeto que teve início em 2007, agora retomado pela nova gestão . "É um imenso orgulho estar aqui hoje. Quando cheguei à São Pedro da Aldeia fui muito bem recebida por esse grupo. Fiquei muito feliz de ver que todos estavam engajados em realizar esse sonho, que foi interrompido a alguns anos atrás, mas que hoje sai do papel. Gostaria de parabenizar o Prefeito Cláudio Chumbinho, porque sem ele nada disso estaria acontecendo. Agradeço também a minha equipe da Saúde, que a todo momento esteve empenhada em inaugurar esse importante dispositivo no nosso município. Tenho muita admiração por todos vocês", finalizou.
 
 
O Secretário de Governo, Edmilson Bittencourt, parabenizou pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. "Quero parabenizar a Secretária Vanessa e toda sua equipe envolvida nesse trabalho. Que todos possamos, com amor no coração, levar as essas famílias necessitas de apoio, de compreensão, a resposta que o nosso governo quer dar a sociedade. Eu tenho certeza de que tudo isso irá acontecer, pois quando as coisas se iniciam com amor, segue com amor", disse.
 
 
Na ocasião, a coordenadora da Saúde Mental, Rosemary Calazans, falou sobre o percurso da implantação do NAVI e destacou a importância do atendimento organizado em rede, isto é, em parceria com os diversos órgãos públicos, para facilitar a articulação de soluções eficazes de encaminhamento e apoio às vítimas. "Estamos há três meses debruçados sobre este trabalho, constituindo uma rede de cuidados a todas essas pessoas em situação de violência. A gente sabe que sozinhos não fazemos nada. Por isso, é essencial que tenhamos aberto esse diálogo com todos os integrantes da rede. Tivemos reuniões com com representantes de cada setor e todos nos disseram da importância desse trabalho. Infelizmente, em nossa região o índice de violência, principalmente a violência sexual vivida por crianças e adolescentes, é altíssimo. Vamos precisar estar juntos, tecendo essa rede para acolher, tratar, orientar, informar e apoiar em providências adequadas para cada caso", disse.
 
 
A assistente social e coordenadora do NAVI, Luciana de Oliveira, apresentou a todos os presentes a equipe técnica e administrativa da unidade e falou dos obejtivos do trabalho que será desenvolvido. "O NAVI vai desenvolver, junto ao usuário, uma dinâmica que promova o seu protagonismo, devolvendo à ele a capacidade de produzir novas saídas para as situações de violência vivida, que muitas vezes pode se perpetuar por anos e anos. Retomaremos o Fórum Permanente em Atenção à Violência intrafamiliar junto aos nossos parceiros. Sabemos que será um grande desafio, no entanto acreditamos que o mais importante é tecer redes para cuidar sim e excluir não, que inclusive passa a ser uma grande proposta da gestão do Prefeito Prefeito Cláudio Chumbinho. Contamos com a união de todos para que esse dispositivo possa, realmente, dar o retorno à sociedade", disse.
 
 
Representando o Governo do Estado, o deputado estadual Jânio Mendes parabenizou a equipe de saúde municipal e reafirmou a parceria com o município em mais este trabalho. "Quero aqui deixar o meu apoio a esta belíssima iniciativa, que é inovadora e vem coroar uma luta de muitos anos, que se inicia com um grande movimento nacional, na década de 80, contra a cultura dos hospitais psiquiátricos e asilos, onde a violência era a marca do abandono. Nós avançamos muito nesse aspecto e hoje vemos, efetivamente, a prática dessa política pública, que ainda é uma raridade no Estado e no Brasil, efetivamente implantada em São Pedro da Aldeia. Quero parabenizar o Prefeito Cláudio Chumbinho Chumbinho e me colocar a disposição para levar esse programa ao Governo do Estado, buscando o apoio e os instrumentos necessários para que possamos avançar cada vez mais na direção deste trabalho de promoção à cultura de paz", destacou.
 
 
Na abertura do evento, foi exibido o documentário "Tecendo Redes de Paz", do programa de mesmo nome desenvolvido pela Área Técnica de Cultura de Paz, Saúde e Cidadania da Secretaria de Saúde de São Paulo. Ao final dos discursos, foi feita a descerragem da placa, seguida por uma apresentação musical da estudante Larissa de Oliveira e, logo após, servido coquetel. 
 
Compareceram à solenidade os Secretários de Governo, Edmilson Bittencourt; Saúde, Vanessa Matalobos; Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt; Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Sandra Coelho; Gestão Estratégica, Paulo César de Souza; Fazenda, Marco Antônio dos Santos, os Subsecretários de Educação, Fátima Motta; Saúde, Paulo Rozaes e Administração de Saúde, Moacyr Torres, a coordenadora do CREAS, Marilúcia Borromeu, o sargento Gustavo, representando o major André do Corpo de Bombeiros, os vereadores Robinho do Raio X e Adalberto Amaral, representando a Câmara Municipal, a Controladora-Geral municipal, Luciana Leite, a Procuradora-Geral do município, Vivian dos Santos, além de profissionais da saúde da Atenção Básica, Especializada e da Administração. O coordenador do Movimento "Se Toca Cabo Frio", Marcel Figueira e a presidente da Associação das Amigas da Mama da Região dos Lagos, Joelma Fidalgo também marcaram presença no evento.

NAVI

Na unidade serão acolhidos homens, mulheres, idosos, crianças, adolescentes e pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem ou sofreram com situações de violência intrafamiliar, caracterizada pela agressão física, sexual e psicológica entre pessoas de um mesmo ambiente de convívio, seja social ou familiar. Vale lembrar que a violência urbana e de trânsito não fazem parte da área de atendimento do Núcleo.


Nas dependências do NAVI, os usuários poderão elaborar as experiências vividas com apoio de uma equipe multidisciplinar, composta inicialmente por uma psicóloga, uma assistente social, um advogado e uma terapeuta ocupacional. Na unidade, serão desenvolvidas oficinas terapêuticas, atendimentos psicológicos, orientações sociais (individuais ou em grupo), assessoria jurídica e encaminhamentos à rede sempre que necessário.
 
Fazem parte da Rede de Atenção e Cuidado ao usuário a Delegacia de Polícia, Conselho Tutelar, Vigilância Epidemiológica em Saúde, Corpo de Bombeiros, Pronto-Socorro Municipal, Hospital da Missão de São Pedro da Aldeia, Postos de Saúde, Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social (CREAS e CRAS) e Segurança Pública, Juizado Especial Criminal e Vara de Família, Da Infância, Da Juventude e do Idoso.
 
O Núcleo conta com dois pavimentos e uma estrutura física composta por recepção, quatro salas, cozinha, dois banheiros e uma área externa. A instalação da unidade no município contempla as diretrizes da Política Nacional em Saúde Mental, do Ministério da Saúde. 

Tópicos: Violência Intrafamiliar , Cultura de Paz , Saúde Mental , NAVI