Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura incentiva empreendedorismo local

Por Luana Macêdo em 07/11/2013
Imagem da Notícia: Visando o estímulo ao empreendedorismo no município, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia está incentivando alunos dos cursos Jovem Aprendiz e Técnico em Informática, através de parcerias com o Sebrae e Senai, a desenvolverem a visão de empreendedor na cidade. Por meio de palestras e capacitações, os alunos estão se aprimorando para o mercado de trabalho em diversas áreas de atuação. Visando o estímulo ao empreendedorismo no município, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia está incentivando alunos dos cursos Jovem Aprendiz e Técnico em Informática, através de parcerias com o Sebrae e Senai, a desenvolverem a visão de empreendedor na cidade. Por meio de palestras e capacitações, os alunos estão se aprimorando para o mercado de trabalho em diversas áreas de atuação.

 

Visando o estímulo ao empreendedorismo no município, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia está incentivando alunos dos cursos Jovem Aprendiz e Técnico em Informática, através de parcerias com o Sebrae e Senai, a desenvolverem a visão de empreendedor na cidade. Por meio de palestras e capacitações, os alunos estão se aprimorando para o mercado de trabalho em diversas áreas de atuação.

Professor de um curso privado em São Pedro da Aldeia, Francisco Moreira e Silva, destacou a ação da Prefeitura aldeense em fazer parcerias com o sistemas, visando o aumento de qualificação e a proximidade dos alunos com as oportunidades de capacitação oferecidas no município.

“Estamos fazendo um trabalho dentro do município, voltado para o empreendedorismo, onde além de aulas os alunos tem as noções de aplicações práticas. Anteriormente buscávamos investimento em outras cidades, mas a partir do momento em que achamos os recursos que o município disponibilizava, através de parcerias com o Sebrae,  descobri que o que eu precisava tinha dentro de São Pedro da Aldeia, para fazer orientações aos alunos sobre abertura de empresas e legalização. Fiquei maravilhado com o trabalho que vem sendo feito no município. É um ganho muito grande para os trinta e cinco alunos que são atendidos com essa qualificação, que desperta o lado empreendedor de cada um deles”, afirmou Francisco.

Aluna do curso técnico de TI (Tecnologia da Informação), Mariane Alves, 18, abordou a mudança que houve após a legalização do seu negócio, gerido pela própria família, que foi aberto em São Pedro da Aldeia.

“Eu achava que empreendedorismo era só administrar, mas eu trouxe as definições e aplicações para o meu cotidiano, essa foi a grande mudança. Empreender não é um caminho fechado, são noções que abrem portas para tudo na vida. Tenho junto com minha mãe uma empresa, no ramo de alimentação, após as noções de empreendedorismo, a minha mãe passou a ser micro empreendedora. Comentei sobre as facilidades de ir até a Associação Comercial e Agrícola de São Pedro da Aldeia (Aciaspa) e se legalizar e ela ficou motivada e se legalizou”, contou Mariane.

Para Matheus Garcia, 20, o sonho de empreender no ramo de TI, o faz buscar alternativas que não sejam exploradas na cidade.

“Minha ideia não é abrir uma loja de computadores e acessórios, quero me espelhar na missão de empresas que querem oferecer cursos para capacitar a mão de obra da cidade, para abastecer o município e região”, afirmou Matheus.

 Participando de aulas há seis meses, os alunos do programa Jovem Aprendiz, receberam palestras sobre visão empreendedora, micro e pequenos empresários, atendimentos empresariais e demais assuntos relacionados a abertura de empresas e trâmites do Núcleo de atendimento empresarial.  Em parceria com o Sistema “S”, o "Jovem Aprendiz" é um programa do Governo Federal, que tem como base a Lei Nacional de Aprendizagem e tem o objetivo de incluir o jovem no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que promove sua qualificação, através de cursos de alto nível, ministrados pelas entidades do Sistema "S".

“Os assuntos que nós aprendemos nos cursos do Jovem Aprendiz foram complementados pelas palestras que recebemos, elas abriram a nossa visão para outras possibilidades, através do ato de empreender. A partir daí a construção civil ganhou uma outra definição, no nosso ponto de vista. Com a presença dos palestrantes e as informações passadas, vimos que não é apenas a construção, mas o entendimento da parte administrativa e também do tratamento com os funcionários que vão levar a obra a frente. Realmente as palestras fizeram a diferença, juntamente com o curso”, afirmou Gabriel Rodrigues, 18, aluno de construção civil, o Programa Jovem Aprendiz.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda Dimas Tadeu, a prefeitura aldeense está fazendo parcerias para cada vez mais qualificar a população.

“Estamos trabalhando com cursos de qualificação, em parceria com o Senai, Senac, IFF e outros parceiros. Queremos um município cada vez melhor e com pessoas mais qualificadas, para a inserção no mercado de trabalho. Esse é o desejo do governo e do Prefeito Cláudio Chumbinho”, afirmou Dimas.

De acordo com a Diretora de Desenvolvimento Econômico, Ivonete Santos, diversos alunos, que foram motivados pelas palestras, abriram empresas e se tornaram Micro empreendedor individual (MEI), EM São Pedro da Aldeia.

“Muitos alunos vieram pedir informações, fazer cursos e receber orientações, em parceria com o Sebrae. Cada vez mais estamos vendo a chegada de pessoas interessadas nos atendimentos no Núcleo de Atendimento Empresarial (NAE), na 22² Delegacia Regional da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) e nos cursos que oferecemos na Aciaspa. Com a ajuda dos parceiros, estamos despertando a visão empreendedora e comercial na população aldeense”, afirmou Ivonete.