400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura inicia Programação Anual da Saúde para 2014

Por Raíra Morena em 16/09/2013
Imagem da Notícia: Nesta segunda-feira (16), profissionais das áreas de Atenção Básica, Atenção Especializada e Administração da Saúde de São Pedro da Aldeia reuniram-se no Centro de Estudos da Policlínica do Centro para dar início à elaboração da Programação Anual da Saúde 2014. No documento, previsto para ser concluído no dia 30 de outubro, vão constar todos os compromissos prioritários e ações a serem desenvolvidas na área de Saúde pela Prefeitura ao longo do próximo ano. A próxima reunião está marcada para o dia 1° de outubro.

Nesta segunda-feira (16), profissionais das áreas de Atenção Básica, Atenção Especializada e Administração da Saúde de São Pedro da Aldeia reuniram-se no Centro de Estudos da Policlínica do Centro para dar início à elaboração da Programação Anual da Saúde 2014. No documento, previsto para ser concluído no dia 30 de outubro, vão constar todos os compromissos prioritários e ações a serem desenvolvidas na área de Saúde pela Prefeitura ao longo do próximo ano. A próxima reunião está marcada para o dia 1° de outubro.



O Subsecretário de Administração da Saúde, Moacyr Torres, destacou a inédita participação dos profissionais na elaboração técnica e financeira da Programação Anual da Saúde. “Nunca houve essa construção coletiva desse planejamento que envolvesse tanto os profissionais de diferentes áreas técnicas, inclusive com a participação efetiva do planejamento financeiro e orçamentário. Essa é uma política do atual governo, com o incentivo do Prefeito Cláudio Chumbinho, para promover o crescimento e o amadurecimento das áreas técnicas da Saúde em São Pedro da Aldeia”, destacou.


Durante o encontro, representantes de cada área técnica da Secretaria puderam expor as ações programadas em cada setor, que foram transformadas em indicadores e ações secundárias. “Durante as reuniões nós desmembramos cada proposta estabelecida no Plano, detalhando todas as necessidades, a estimativa de recursos humanos, financeiros, logísticos, de estrutura, entre outros, e tudo o que precisamos articular para que possamos atingir as nossas metas e objetivos, conforme as diretrizes definidas no Plano Municipal da Saúde”, explicou.


O documento está sendo elaborado a partir do Plano Municipal da Saúde (PMS) 2014-2017 e se baseia nos instrumentos de Planejamento do SUS. Todas as ações firmadas para o próximo ano foram amplamente debatidas por meio de oficinas com a participação de mais de 20 profissionais de diferentes áreas técnicas da Secretaria. Após concluído, o instrumento será analisado e aprovado em reunião do Conselho Municipal de Saúde e avaliado no Relatório Anual de Gestão.

Tópicos: Plano Municipal , Programação Anual da Saúde