Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura introduz vacina tríplice acelular para gestantes no Calendário Municipal de Vacinação

Por Gabrielly Costa em 06/11/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, passará a disponibilizar gratuitamente em todas as Unidades de Saúde a vacina tríplice acelular contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) para gestantes. No sábado (08), será realizada uma mobilização nacional que marcará a introdução da vacina DTPa no Calendário Municipal de Vacinação da Gestante. A cidade dispõe de 400 doses da vacina. É necessária a apresentação do cartão de vacina ou cartão da gestante. A segunda etapa da mobilização acontece no dia 22 de novembro. De acordo com o Ministério da Saúde, a dose deve ser aplicada, preferencialmente, a partir da 27ª semana de gestação.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, passará a disponibilizar gratuitamente em todas as Unidades de Saúde a vacina tríplice acelular contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) para gestantes. No sábado (08), será realizada uma mobilização nacional que marcará a introdução da vacina DTPa no Calendário Municipal de Vacinação da Gestante. A cidade dispõe de 400 doses da vacina. É necessária a apresentação do cartão de vacina ou cartão da gestante. A segunda etapa da Campanha acontece no dia 22 de novembro. A mobilização ocorrerá nas Unidades de Saúde do munícipio, das 8h às 17h. De acordo com o Ministério da Saúde, a dose deve ser aplicada, preferencialmente, a partir da 27ª semana de gestação.



Secretária de Saúde, Dra. Isaura Maria explica a ação. “A introdução da tríplice acelular para gestantes no Calendário de Vacinação é uma normativa do Ministério da Saúde. A partir de agora, todas as gestantes irão receber essa vacina contra a difteria, tétano e coqueluche, que visa proteger não somente a gestante, mas também o bebê. A mobilização nacional acontece em 08 e 22 de novembro, momentos escolhidos para chamar a atenção do público-alvo, entretanto, todas as unidades do município irão oferecer a vacina. É de extrema importância vacinar nossas gestantes para que a imunidade seja transferida para o bebê. A mulher recebe a vacina apenas uma vez durante a gravidez, mas a atualização da dTpa deve ser feita em toda gestação”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Isaura Maria.


“Nesse primeiro momento, São Pedro da Aldeia recebeu 400 doses. Como a campanha terá continuidade e a vacina fará parte do calendário vacinal da gestante, poderemos solicitar mais vacinas caso o número seja insuficiente. O Ministério da Saúde introduziu a dTpa no calendário de vacinação das gestantes com o objetivo de diminuir a incidência e a mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos”, falou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Martha Eugênia Fontoura.