400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura investe em construção e obras em escolas

Por Viviane Teixeira em 26/08/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia tem se dedicado intensamente à construção, obras e reformas das unidades escolares da rede municipal de ensino. Em fase final, e com previsão de inauguração em setembro, a Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza é um exemplo disto. A escola, que sempre funcionou em uma pequena casa com apenas duas salas de aula, agora terá sede com 588m² de área construída, o que garantirá total espaço e conforto para alunos e profissionais. Outro destaque é a Escola Municipal Miriam Alves de Macedo Guimarães, a maior unidade escolar já projetada para o município.


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia tem se dedicado intensamente à construção, obras e reformas das unidades escolares da rede municipal de ensino. Em fase final, e com previsão de inauguração em setembro, a Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza é um exemplo disto. A escola, que sempre funcionou em uma pequena casa com apenas duas salas de aula, agora terá sede com 588m² de área construída, o que garantirá total espaço e conforto para alunos e profissionais. Outro destaque é a Escola Municipal Miriam Alves de Macedo Guimarães, a maior unidade escolar já projetada para o município.



Maior obra na área da educação, a Escola Miriam Alves de Macedo Guimarães, que atualmente funciona em prédio alugado no bairro São José, já pode ser vislumbrada por quem passa às margens da RJ 140, no km 21, bairro Fluminense. Com dois imponentes andares e uma enorme rampa, a escola que hoje atende 259 alunos do Ensino Fundamental, poderá dobrar a sua capacidade. Além de 13 salas de aula, a Miriam contará com auditório, ginásio poliesportivo com vestiários, laboratórios de informática e de ciências e total acessibilidade.



Prestes a ser inaugurada, a Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza, no bairro da Cruz, também oferecerá melhores condições e muito mais espaço aos profissionais e alunos da zona rural aldeense. Com uma área total de 1850m², a escola abrigará quatro salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, fraldário, cozinha e refeitório, além de banheiros, entrada e corredores totalmente dentro dos padrões de acessibilidade.



Localizada no bairro Poço Fundo, a Escola Municipal Flonete Alexandrino da Silva também passa por obras e reformas. Nesta unidade está sendo construído um anexo com duas novas salas de aula. O acréscimo de salas na unidade, além de facilitar o acesso de novos alunos, também poderá fazer com que a escola, que hoje atende da Educação Infantil ao 3º Ano do Ensino Fundamental, passe a atender até o 5º Ano.



Outra que ganhará novas salas é a Escola Municipal Jardim Primavera, em bairro de mesmo nome. O anexo, com 197m² de área construída, já se destaca na parte lateral da unidade e contará com quatro novas salas de aula. Além disto, o prédio principal passa por troca de portas, janelas, pisos e azulejos, além da colocação de grades e pintura em geral.



Outras unidades que no início do ano passaram por acréscimo de salas e reformas foram a Escola Municipalizada José Guimarães, no Porto da Aldeia, e as Creches Municipais Dona Chica, no Morro dos Milagres, e Tia Fátima, no Campo Redondo. A primeira escola ganhou um novo prédio com quatro salas de aula para a Educação Infantil, além de ter passado por reforma geral e pintura. A Creche Municipal Comunitária Dona Chica ganhou duas novas salas, passou por reformas, pintura geral, troca de esquadrias, de portas e reforma no banheiro. Já a Creche Tia Fátima ganhou um novo prédio com quatro salas de aula e mais dois banheiros.





Localizada no bairro Campo Redondo, a Escola Municipal Manoel Moraes da Silva já conta com novo ginásio poliesportivo, com 985m², coberto, com piso especial e vestiários. A obra faz parte do PAC II. Outra unidade escolar que está prestes a inaugurar ginásio poliesportivo é a Escola Municipal Professora Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, no bairro da Estação. A quadra, coberta e com vestiários, tem 372m² e cobertura de 3 metros de altura. A escola também recebeu pintura interna e externa e revisão no telhado.