400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura prepara mega estrutura para I Festa do Peão Boiadeiro

Por Raíra Morena em 03/09/2013
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através das Secretarias de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda e Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realiza, nos dias 6, 7 e 8 de setembro, a I Festa do Peão Boiadeiro. Para o evento, uma mega estrutura já está sendo montada no Polo Rural. A área do terreno, que corresponde a cerca de 480 mil metros quadrados, já recebeu terraplanagem, limpeza geral, paisagismo e instalações elétricas. Mais de 50 trabalhadores estão envolvidos na montagem de toda a estrutura. O evento espera receber cerca de 50 mil pessoas nos três dias de festa.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através das Secretarias de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda e Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realiza, nos dias 6, 7 e 8 de setembro, a I Festa do Peão Boiadeiro. Para o evento, uma mega estrutura já está sendo montada no Polo Rural. A área do terreno, que corresponde a cerca de 480 mil metros quadrados, já recebeu terraplanagem, limpeza geral, paisagismo e instalações elétricas. Mais de 50 trabalhadores estão envolvidos na montagem de toda a estrutura. O evento espera receber cerca de 50 mil pessoas nos três dias de festa.


Para garantir a segurança do público, cada detalhe da infraestrutura é inspecionado diariamente pelo diretor de Serviços Públicos, Eduardo Leal, um dos organizadores da Festa do Peão. “Iniciamos os trabalhos há cerca de 15 dias e estamos a todo vapor finalizando a montagem. Como primeira medida, gradeamos todo o terreno para evitar a entrada de animais e garantir a segurança dos trabalhadores. Estamos na fase de finalização da terraplanagem, preparando a área para a irrigação e vamos fazer o teste de carga de toda a rede de alta e baixa tensão”, disse.


Uma estrutura a parte já começou a ser montada para acolher os 30 peões competidores. Com 30 metros quadrados, a arena de rodeios contará com arquibancadas de ferro galvanizado instaladas em curva com capacidade para seis mil pessoas. A arena terá ainda um telão e 20 camarotes preparados para receber até 12 pessoas cada. Oito refletores novos e modernos também serão instalados para as competições.


A pista para o Torneio do Laço Comprido também passou por nivelamento e aterro, o que a deixou adequada para as provas de montaria em touros e cavalos nas categorias feminina e masculina. Segundo os organizadores, mais de 100 competidores disputarão os rodeios em São Pedro da Aldeia este ano. 


Mais de 25 postes com refletores novos e modernos foram instalados em torno de todo o terreno. O lago da propriedade passou por limpeza, desobstrução, aumento de profundidade e serviços de paisagismo. Para a criação da ilha, que será gradeada, mais de 70 caminhões de lodo foram retirados das águas. O pomar também passou por limpeza geral.


Ao todo, 50 cabines de banheiros químicos, com estruturas diferenciadas, como caminhões e os chamados "papa filas", vão proporcionar alta rotatividade de usuários e evitar a formação de filas. As cabines ficarão dispostas em pontos estratégicos por toda a extensão da área de festa, inclusive no interior de tendas. Haverá ainda um banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais. "Nos preocupamos com todos os detalhes da festa, queremos proporcionar um evento maravilhoso para todos. Tivemos uma   grande preocupação com a acessibilidade do público ao evento e a exigência do banheiro adaptado foi umas das prioridades", ressaltou o Prefeito Cláudio Chumbinho.


A fiscalização sanitária também será tratada com rigor. Já foi instalado, na entrada do evento, um rodolúvio, uma espécie de tanque com uma solução desinfetante para a limpeza dos pneus dos veículos. A medida tem como objetivo evitar a veiculação de possíveis agentes infecciosos no ambiente. A instalação do sistema atende às determinações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e em conformidade com os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 


O carro chefe da festa, além dos rodeios, é a grade de atrações musicais com grandes nomes da música sertaneja, gospel, pagode e forró. O palco onde acontecerão os shows durante todo o fim de semana já começou a ser montado e terá dimensões 17x10m, com camarote para os artistas e sistema de iluminação moderno. A estrutura contará com dois telões e ficará situada próxima a praça de alimentação e ao parque de diversões. Serão instaladas 50 barracas, entre tendas e estandes, para venda de comidas, bebidas, vestuário, artigos femininos e masculinos, acessórios e souveniers. A tenda para as baladas eletrônicas pós-rodeio-show também será destaque no evento.


Um heliponto provisório com capacidade para cinco aeronaves foi criado, na propriedade ao lado do Polo, para receber artistas e autoridades. O evento contará ainda com estacionamento e uma área com mais de 10 mil metros quadrados para a concentração dos animais da Cavalgada. No Polo, os peões também contarão com uma área para hospedagem em acampamento durante os três dias de festa, com banheiros fixos. Além disso, durante todo o evento equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Seguranças, Brigada de Incêndio, Conselho Tutelar e Saúde estarão de plantão. O Polo Rural localiza-se à Estrada da Cruz.


Tópicos: Polo Rural , Festa do Peão Boiadeiro , Shows , Rodeio , Estrutura