400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura promove ação pelo combate à exploração infantil neste sábado

Por Raíra Morena em 16/05/2013
Imagem da Notícia: Neste sábado (18) é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Neste sábado (18) é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar a data, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), vai promover uma mobilização sobre o tema. A ação acontecerá na Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, no Centro, das 9h às 11h. No local será montada uma tenda para a distribuição de panfletos informativos, orientações à população, atividades lúdicas e apresentações musicais e de dança com a participação dos CRAS do município.

De acordo com a coordenadora do CREAS, Marilúcia Borromeu, o objetivo da ação é sensibilizar a sociedade sobre o tema do abuso e da exploração sexual infantil e convocar toda a população para a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes. “Iniciamos as ações em torno do tema a mais de um mês, quando buscamos fortalecer a rede socioassintencial ofertando material e dialogando com os CRAS e a Secretaria de Educação para que o assunto seja discutido em todas as escolas do primeiro e segundo segmentos do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos – EJA. As estatísticas mostram o crescimento desta prática de violência infantil e é de grande importância a participação de todos para que possamos dar visibilidade a essa caminhada em prol da segurança e proteção de todas as crianças e adolescentes. Contamos com a presença de toda a população”, disse.

Na ocasião, haverá distribuição de informativos e apresentações de música, dança, canto coral e paródias, realizadas por usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. Atividades lúdicas com animadores culturais também vão garantir a diversão para os participantes. “Queremos conscientizar a população sobre a importância e a necessidade de discutir esse tema de forma leve e atrativa”, ressaltou Marilúcia. Na tenda também será disponibilizado o telefone para denúncia e os contatos do CREAS e Conselho Tutelar. A mobilização será acompanhada pela Secretária de Assistência Social, Sandra Coelho.

Tópicos: Exploração Infantil , CRAS , CREAS