Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura promove capacitação sobre o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família

Por Gabrielly Costa em 26/08/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou nessa quarta-feira (26) uma capacitação sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e as condicionalidades do Programa Bolsa Família. Com o objetivo de orientar os servidores e esclarecer dúvidas acerca do tema, a oficina reuniu enfermeiros e técnicos em enfermagem da Secretaria de Saúde, além de coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). O encontro aconteceu no Centro Vocacional Tecnológico da cidade durante toda a manhã e contou com a participação da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho. A capacitação continua no dia 30 de setembro, com cerca de 70 representantes de unidades escolares da rede municipal, estadual e particular.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou nessa quarta-feira (26) uma capacitação sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e as condicionalidades do Programa Bolsa Família. Com o objetivo de orientar os servidores e esclarecer dúvidas acerca do tema, a oficina reuniu enfermeiros e técnicos em enfermagem da Secretaria de Saúde, além de coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). O encontro aconteceu no Centro Vocacional Tecnológico da cidade durante toda a manhã e contou com a participação da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho. A capacitação continua no dia 30 de setembro, com cerca de 70 representantes de unidades escolares da rede municipal, estadual e particular.



Coordenadora do Programa Bolsa Família, Simone dos Santos falou sobre a iniciativa. “Sempre nos reunimos com a Educação e a Saúde para criarmos planos de ações. Dessa vez, optamos por promover uma capacitação com os profissionais para explicar o que é o Cadastro Único, passar todos os detalhes sobre o Bolsa Família e suas condicionalidades, como funciona, quem pode ser beneficiário, dentre outros detalhes. Os servidores precisam entender todo o processo para executá-lo bem e saber informar corretamente o usuário. A pessoa que vai até a Saúde pode não ser a mesma que vem até a Assistência ou a Educação, então é imprescindível que nós três tenhamos o mesmo discurso”, falou.



Na ocasião, representantes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Saúde da Família (USF) puderam aprofundar os conhecimentos acerca dos programas federais oferecidos pela Prefeitura à população, além de esclarecer dúvidas e dar sugestões para o trabalho intersetorial. Durante a capacitação, foram abordados os benefícios do Cadastro Único, como os cursos oferecidos em parceria com o Pronatec, a contribuição reduzida à Previdência Social e o Programa Minha Casa Minha Vida.



 “Estamos nos reunindo com a Assistência Social e a Educação para traçarmos ações estratégicas juntos. Temos uma responsabilidade em relação a todo apoio assistencial que a família precisa ter, não somente com o condicionante da Saúde dentro do Programa Bolsa Família.  Precisamos promover estratégias pontuais, porque as unidades do município têm características diferentes e necessitam de ações diferenciadas. Essa capacitação é muito importante para a Saúde, porque essa orientação nos dá um excelente parâmetro para criar nossas próprias ações. Pretendemos oferecer essa mesma oficina aos agentes comunitários das Unidades de Saúde da Família”, declarou a coordenadora de Programas da Secretaria de Saúde, Janete Rangel.


 

As condicionalidades do Programa Bolsa Família são os compromissos que devem ser cumpridos pela família na área da Educação e Saúde para que continuem recebendo o benefício. O descumprimento dessas condicionalidades, o cancelamento do benefício e o acompanhamento familiar também foram discutidos durante o encontro.