Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Prefeitura promove mutirão “Bolsa Família Na Sua Escola” a partir desta terça
RSS
Por Raíra Morena em 10/11/2014

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com a Saúde e Educação, promove, a partir desta terça-feira (7), o projeto “Bolsa Família Na Sua Escola”. A ação vai percorrer as unidades escolares da zona rural do município. A proposta é promover um mutirão de atendimentos sociais, pesagem de beneficiários e busca ativa de famílias para inclusão no CADÚnico, o Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal. A primeira escola a receber a ação será a E. M. Paulo Roberto Marinho, em São Mateus, desta terça até a próxima sexta-feira (14), no período das 9h às 16h.

De acordo com a coordenadora do Programa Bolsa Família da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Simone dos Santos, o objetivo é atingir a população moradora das áreas mais distantes da sede do Programa e dos CRAS. “O nosso objetivo em promover esse projeto na zona rural de São Pedro da Aldeia é atingir as famílias residentes em áreas mais afastadas da nossa sede e dos CRAS que, na maioria das vezes por conta da distância e da dificuldade de locomoção, possuem pouco acesso às informações ou até mesmo desconhecem os serviços oferecidos. A proposta é fazermos uma busca ativa nesses bairros, realizando não só a inclusão de famílias no CADÚnico, mas também oferecendo atendimentos sociais, palestras e orientações sobre os programas sociais e seus benefícios”, disse.

Para o mutirão, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos disponibilizou uma equipe de assistentes sociais e agentes administrativos, que prestarão atendimentos de terça à sexta-feira em semanas alternadas, de acordo com o cronograma de atividades do Projeto. Entre os serviços oferecidos estarão palestras sobre o CADÚnico, Programa Bolsa Família e suas Condicionalidades, informações sobre o funcionamento dos CRAS e CREAS, além da pesagem das famílias beneficiárias, que será feita em parceria com a Secretaria de Saúde. “O objetivo da pesagem é fazer o acompanhamento nutricional dos beneficiários. É um procedimento que faz parte da legislação do Bolsa Família e deve ser feito duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre e a outra no segundo. Além de ser uma das condicionalidades para a manutenção do benefício, também é um direito básico do cidadão”, ressaltou.

A medição do peso, que já é realizada gratuitamente em todas as unidades de saúde do município, tem como foco crianças de zero a sete anos e mulheres com idades entre 10 e 49 anos. É necessário que as crianças apresentem a carteira de vacinação. Já para as mulheres, os documentos exigidos são o cartão do Bolsa Família e o RG. A coordenadora lembrou ainda que o público-alvo do Programa Bolsa Família são as famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 154,00 e extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 77,00. “Todos os formulários de cadastramento do CADÚnico que forem preenchidos durante o mutirão serão, posteriormente, enviados para a sede do Programa Bolsa Família, onde serão digitados e lançados no sistema”, informou.

 

Confira o cronograma do mutirão “Bolsa Família Na Sua Escola:

E. M. Paulo Roberto Marinho, bairro São Mateus – 11 à 14/11

E. M. São Francisco de Assis, bairro Parque Arruda – 18 à 21/11

E. M. Capitão Costa, bairro Cruz – 25 a 28/11

E. M. Antônio Vieira de Andrade, bairro Papicu – 02 à 05/12

E. M. Retiro, bairro Retiro – 09 à 12/12

E. M. Dr. Plínio de Assis Tavares, bairro Pau Ferro – 16 à 19/12

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086