Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Prefeitura promove oficina de horta sustentável no Balneário das Conchas
RSS
Por Raíra Morena em 24/11/2014

 

                  A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com o Horto Escola Artesanal, promoveu, na manhã desta segunda-feira (24), uma oficina de horta sustentável para usuários do CRAS do bairro Balneário das Conchas. O curso gratuito ensinou maneiras inteligentes e econômicas de construir hortas caseiras e jardins suspensos, através da reutilização de materiais, como garrafas PET e caixotes, além de enfocar a importância da alimentação saudável, livre de agrotóxicos.

Durante o curso, a instrutora Fabiana Carla Benedites forneceu dicas práticas ecologicamente corretas e eficientes para a construção de hortas orgânicas caseiras, verticais ou horizontais, através do cultivo de verduras, legumes, temperos e ervas medicinais sem o uso de agrotóxicos. Segundo Fabiana, o objetivo é despertar o interesse pela produção agrícola doméstica.

“São vários os benefícios de se ter uma horta caseira, que vão desde a oportunidade de incluir um cardápio mais saudável, com alimentos orgânicos para toda a família, até as vantagens terapêuticas envolvidas no cuidado e no cultivo. Queremos mostrar que, na verdade, as pessoas não precisam de muito espaço ou de muitos recursos para construir uma horta de forma saudável para o meio ambiente, reaproveitando materiais que antes seriam jogados no lixo. A intenção é capacitar os usuários para que eles possam construir não só a sua própria horta em casa, como também uma horta comunitária no CRAS”, ressaltou a instrutora.

Com foco na produção sustentável, a oficina ofereceu o passo a passo para a construção de hortas, tanto as suspensas quanto as feitas diretamente na terra, além de dicas para cuidar adequadamente do jardim. Ao longo do curso, as usuárias participantes, em sua maioria pertencentes ao Grupo de Idosos da unidade, puderam colocar em prática os ensinamentos, desde a preparação da terra, até a plantação das espécies medicinais, entre elas a carqueja, poejo, hortelã, tomilho, manjericão, couve, rúcula, alface, dentre outras.

Usuária do CRAS há mais de dois anos, a dona de casa Maria José das Dores aprovou a iniciativa da Prefeitura. “É a primeira vez que eu participo de uma oficina desse tipo e para mim foi maravilhoso, aprendi muito. Eu sou apaixonada por horto, amo plantar e mexer com a terra. Agora com essa oficina, com certeza vou aplicar essas dicas em casa. Tenho certeza que vou economizar muito, ajudando o planeta e deixando o meu jardim muito mais bonito. O que eu mais gosto de plantar são alimentos, como alface, quiabo, salsinha, coentro e hortelã, que sempre estão fresquinhos e que nunca mais precisei comprar em mercados”, disse.

Para as demonstrações de confecção das hortas suspensas, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda cedeu sementes, mudas, mangueiras e terra adubada. Os materiais utilizados para a produção das peças artesanais incluíram cordas de varal, barbante, garrafas PET, caixas de leite e caixas de ovos. A oficina de Horta Sustentável é oferecida gratuitamente todas as segundas-feiras, nos turnos da manhã e tarde, na sede do Horto Escola Artesanal, localizado à Rodovia Amaral Peixoto, km 107 - Balneário São Pedro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2621-9095.

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086