Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura promove projeto “Cras Cidadão” em escola do Baixo Grande

Por Raíra Morena em 06/05/2015
Imagem da Notícia: Dezenas de pessoas participaram do projeto “Cras Cidadão” na Escola Municipal Profª Maria Celeste de Campos, no bairro Baixo Grande, na última quarta-feira (06). Promovida pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a mobilização itinerante levou diversos serviços gratuitos para a população ao longo da manhã e tarde. Dentre os serviços mais procurados estiveram a declaração de isenção da 2ª via de documentos, emitida pela Fundação Leão XIII, e atualização do CADÚnico. O evento ofereceu ainda palestra da Cruz Vermelha, orientações de Saúde Bucal, aferição de pressão arterial, recreação infantil, atendimento jurídico e captação de currículos para o Balcão de Empregos. Vale lembrar que as aulas não foram interrompidas por ocasião da ação. A próxima unidade a receber o mutirão será a Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo, na próxima terça-feira (12).

Dezenas de pessoas participaram do projeto “Cras Cidadão” na Escola Municipal Profª Maria Celeste de Campos, no bairro Baixo Grande, na última quarta-feira (06). Promovida pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a mobilização itinerante levou diversos serviços gratuitos para a população ao longo da manhã e tarde. Dentre os serviços mais procurados estiveram a declaração de isenção da 2ª via de documentos, emitida pela Fundação Leão XIII, e atualização do CADÚnico. O evento ofereceu ainda palestra da Cruz Vermelha, orientações de Saúde Bucal, aferição de pressão arterial, recreação infantil, atendimento jurídico e captação de currículos para o Balcão de Empregos. Vale lembrar que as aulas não foram interrompidas por ocasião da ação. A próxima unidade a receber o mutirão será a Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo, na próxima terça-feira (12).



A Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, mais uma vez esteve presente para acompanhar as atividades, realizadas em parceria com as secretarias de Educação, Saúde e Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda. “Essa é a terceira escola que estamos levando o projeto Cras Cidadão. Assim como em todas as edições anteriores, preparamos tudo com muito carinho e cuidado para acolher da melhor forma a população. A proposta é fortalecer os vínculos e nos aproximar dos bairros, levando muita informação, serviços e orientações sobre diversos assuntos, em parceria com a Fundação Leão XIII e a Cruz Vermelha. A participação da população e da comunidade escolar é sempre muito importante”, disse.



Para o projeto, toda a equipe técnica do CRAS Anibal Martins Ferreira, do bairro São João, foi mobilizada. Coordenadora da unidade, Anny Gleise ressaltou a finalidade da ação. “Todas as demandas e serviços que os nossos usuários acessam ou procuram no CRAS, nós oferecemos através desse projeto. É mais uma forma do usuário se sentir acolhido pela Prefeitura e pelos seus profissionais. O objetivo é alcançar o máximo de pessoas possível, facilitando o acesso aos direitos, de forma ampla”, disse.



O evento ofereceu palestra sobre “Prevenção de Acidentes Domésticos”, ministrada pelo gestor do departamento de Ação Social da Cruz Vermelha filial aldeense, Marcos Arruda, além de aferição de pressão arterial, orientações sobre Saúde Bucal, técnicas de escovação, higiene, uso de fio dental e aplicação de flúor. Cerca de 100 pessoas foram beneficiadas pela Fundação Leão XIII com a declaração de isenção de taxas referentes à emissão de segunda via de documentos, como certidões de nascimento, casamento e registro civil.



Diretora há cinco anos da escola, a professora Mariléia Soares ressaltou a importância da mobilização. “É a primeira vez que a gente recebe esse evento na Escola e estamos muito felizes. É uma parceria que a gente valoriza e precisa muito, porque só traz o melhor para a comunidade e para os nossos alunos. Acima de tudo, é a informação direta e de fácil acesso ao cidadão aldeense”, destacou. A escola atende, atualmente, em dois turnos, 409 alunos, da pré-escola até o quinto ano.   


 

A ação atraiu dezenas de moradores da localidade e adjacências, além de funcionários da escola, pais e responsáveis pelos alunos. Um dos participantes do evento, o presidente da Associação de Moradores do Baixo Grande, Alex da Costa, elogiou o projeto. “Facilita muito para o morador, que muitas vezes se vê desanimado diante de muita burocracia e da dificuldade de acesso às entidades. Com esse trabalho da Prefeitura, se resolve o problema de muita gente”, disse o morador acompanhado da esposa Maria Beatriz Machado, que compareceu ao evento para retirar a isenção da segunda via da certidão de nascimento.



Na ocasião, a advogada do CREAS, Karina Amoedo, prestou esclarecimentos sobre questões jurídicas acerca de direitos trabalhistas, cíveis dentre outras demandas. Técnicos do CRAS também realizaram o recadastramento de famílias no CADÚnico, o Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal, e forneceram informações sobre programas sociais, como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Vale Social, o benefício na forma de gratuidade no transporte coletivo público, com entrega de material informativo.



Quem também compareceu para aproveitar os atendimentos gratuitos foi a dona de casa Aline Nascimento, mãe das alunas Carolina, de oito anos, e Bruna, de três. “Achei ótima essa iniciativa da Prefeitura, facilita bastante para a gente que é mãe e dona de casa. Com esse evento dentro da escola, perto das nossas casas, fica muito mais fácil de vir”, disse a moradora do Baixo Grande, beneficiada com assessoria jurídica e socioassistencial.



Também participaram do evento a Subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, a diretora de Direitos Humanos, Alba Guimarães, a diretora da Gestão SUAS, Jane Ferreira, a coordenadora da Proteção Social Básica, Wânia Arruda e o assessora de Gestão da Pessoa Idosa, Vinícius Lavalle.


Confira o cronograma do “CRAS Cidadão” nas escolas aldeenses:


- Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira

Bairro: Botafogo

Data: 12/05 – das 9h às 16h


- Escola Municipal Maria da Glória S. Motta

Bairro: Praia Linda

Data: 27/05 – das 9h às 16h


- Escola Municipal Flonete Alexandrino da Silva

Bairro: Poço Fundo

Data: 28/05 – das 9h às 16h