Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura realiza ações para atender áreas atingidas pelas chuvas

Por Gabrielly Costa em 23/05/2019
Imagem da Notícia: As equipes e todo o maquinário da Prefeitura de São Pedro da Aldeia continuam mobilizados nas ações de recuperação das áreas mais atingidas pelas últimas chuvas. São realizados serviços como limpeza, retirada de árvores e entulho, colocação de lona nas encostas, patrolamento e operação tapa-buracos, entre outros. Na quarta-feira (22), a Defesa Civil aldeense recebeu o parecer da vistoria técnica emergencial, feita em quatro pontos da cidade pelo Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ).

As equipes e todo o maquinário da Prefeitura de São Pedro da Aldeia continuam mobilizados nas ações de recuperação das áreas mais atingidas pelas últimas chuvas. São realizados serviços como limpeza, retirada de árvores e entulho, colocação de lona nas encostas, patrolamento e operação tapa-buracos, entre outros. Na quarta-feira (22), a Defesa Civil aldeense recebeu o parecer da vistoria técnica emergencial, feita em quatro pontos da cidade pelo Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ).



O documento é referente à análise do risco a escorregamentos em São Pedro da Aldeia, que foi feita na última segunda-feira (20), nas Ruas Antônio Araújo Mendonça e Antônio Soares da Fonseca, no bairro Ponta do Ambrósio; na Rua dos Vermelhos, no Vinhateiro, e na Rua Miami, no Parque Estoril. O parecer analisou os riscos de escorregamentos, indícios de movimentação de solo e o sistema de drenagem para escoamento de água e alívio de pressão, além de destacar o acúmulo de lixo nas encostas de forma generalizada.



O diretor da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Marcus Dothavio, comentou o relatório. “O município já estava tomando as providências especificadas no parecer, principalmente nas interdições dos imóveis das áreas atingidas pelo escorregamento de solo, na limpeza do acúmulo de lixo generalizado e na colocação de lonas nos pontos de escorregamento. Estamos tomando medidas emergenciais e, posteriormente, será feito um estudo técnico para buscar soluções para minimizar esses problemas”, declarou.



As ações de recuperação nas áreas atingidas estão sendo prioridades da administração municipal e das Secretarias envolvidas, com atuações, principalmente, nas áreas de encosta e nos pontos de alagamento com maior volume, identificados pela Defesa Civil. Nesta quinta-feira (23), os agentes aldeenses estão concentrados na Ponta do Ambrósio e no Baixo Grande, com ações de limpeza e colocação de lona. As equipes da Secretaria de Serviços Públicos realizaram patrolamento no Parque Estoril, retirada de areia da rua principal do bairro Porto do Carro e retirada de entulho na Ponta do Ambrósio e no Campo Redondo.



A Defesa Civil Estadual vai encaminhar à cidade lonas para impermeabilização de encostas, além de 50 colchões, 50 cobertores, 50 travesseiros e lençóis para atender a demanda das famílias que perderam todos os seus pertences. A Defesa Civil Municipal vai encaminhar o material para a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Neste sábado (25), acontecerá uma ação humanitária com o objetivo de arrecadar alimentos para as vítimas das últimas chuvas. A iniciativa será realizada na Praça Dr. Plínio de Assis Tavares, a Praça do Canhão, no Centro, das 9h às 13h.