Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Prefeitura realiza “Bolsa Família Na Sua Escola” no bairro Papicu

Por Raíra Morena em 02/12/2014
Imagem da Notícia: Depois de passar por três unidades escolares da zona rural, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, está realizando o Projeto “Bolsa Família Na Sua Escola” no bairro Papicu. Até a próxima sexta-feira (5), a E. M. Antônio Vieira de Andrade estará recebendo o mutirão de atendimentos sociais, palestras, encaminhamentos, cadastramento no CADÚnico e pesagem de beneficiários. As atividades são desenvolvidas das 9h às 16h, por equipes de assistentes sociais, agentes administrativos e agentes comunitários de saúde. Entre os bairros já contemplados pela ação estiveram São Mateus, Parque Arruda e Cruz.

 

Depois de passar por três unidades escolares da zona rural, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, está realizando o Projeto “Bolsa Família Na Sua Escola” no bairro Papicu. Até a próxima sexta-feira (5), a E. M. Antônio Vieira de Andrade estará recebendo o mutirão de atendimentos sociais, palestras, encaminhamentos, cadastramento no CADÚnico e pesagem de beneficiários. As atividades são desenvolvidas das 9h às 16h, por equipes de assistentes sociais, agentes administrativos e agentes comunitários de saúde. Entre os bairros já contemplados pela ação estiveram São Mateus, Parque Arruda e Cruz.

         Entre os objetivos da mobilização estão a localização de famílias que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza para inclusão no Cadastro Único. “A nossa proposta é fazermos uma busca ativa de famílias nas localidades da zona rural, realizando não só a inclusão no CADÚnico, mas também oferecendo atendimentos sociais, palestras e orientações sobre os programas sociais e seus benefícios, além de reforçar a importância de acompanhar as condicionalidades do Bolsa Família que prevêem, dentre outras coisas, a frequência escolar dos alunos de famílias beneficiárias, o controle da vacinação e visitas ao posto de saúde”, disse a coordenadora municipal do Programa Bolsa Família, Simone dos Santos.

Diretora da Escola Municipal Capitão Costa, última unidade beneficiada pelo Projeto, no bairro Cruz, Giovanna Goulart elogiou a iniciativa. “Recebemos o Projeto na última semana e foi de grande importância para a escola e para as famílias, tanto pelos esclarecimentos fornecidos, quanto pelo encontro e conscientização das famílias para a vida escolar de seus filhos. Através dessa ação, as famílias tiveram a oportunidade de perceber que o Bolsa Família é mais atuante do que apenas o recebimento da ajuda financeira”, destacou.

O conteúdo programático do Projeto inclui palestras sobre os CRAS e CREAS, além de orientações e encaminhamentos às famílias. Os dias de sexta-feira são dedicados à pesagem e medição de altura de beneficiários. Vale lembrar que o público-alvo do Programa Bolsa Família são as famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 154,00 e extrema pobreza (até R$ 77,00). “Todos os formulários de cadastramento do CADÚnico preenchidos durante o mutirão são enviados para a sede do Programa Bolsa Família, onde são digitados e lançados no sistema”, informou Simone. A próxima escola a receber a mobilização será a E. M. Retiro, de 9 a 12 de dezembro.