Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Prefeitura realiza capacitação em violência intrafamiliar com profissionais da Assistência Social

Por Gabrielly Costa em 07/11/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Municipal de Saúde Mental, vai capacitar em torno de 50 profissionais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A capacitação será realizada por profissionais do Núcleo de Atendimento à Violência Intrafamiliar (NAVI) e tem como propósito instrumentalizar cada vez mais os servidores municipais na verificação de sinais e sintomas no âmbito da violência intrafamiliar. A intenção é qualificar toda a rede, investindo na intersetorialidade. Os encontros acontecem na segunda-feira (10) e na quarta-feira (12), das 9h às 13h, na Câmara Municipal e na Associação Comercial e Agrícola de São Pedro da Aldeia (ACIASPA), respectivamente.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Municipal de Saúde Mental, vai capacitar em torno de 50 profissionais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A capacitação será realizada por profissionais do Núcleo de Atendimento à Violência Intrafamiliar (NAVI) e tem como propósito instrumentalizar cada vez mais os servidores municipais na verificação de sinais e sintomas no âmbito da violência intrafamiliar. A intenção é qualificar toda a rede, investindo na intersetorialidade. Os encontros acontecem na segunda-feira (10) e na quarta-feira (12), das 9h às 13h, na Câmara Municipal e na Associação Comercial e Agrícola de São Pedro da Aldeia (ACIASPA), respectivamente.



Diretora do Programa Municipal de Saúde Mental, Rosemary Cypriano Calazans fala sobre o encontro. "Nós conseguimos compor essa capacitação com os profissionais do NAVI para instrumentalizar a Educação, a Secretaria de Assistência Social e a própria Saúde, por meio da Atenção Básica. Vamos abordar todos os tipos de violência vividos no meio intrafamiliar para qualificar a nossa rede municipal", disse.


Para Diego Alves, Coordenador do Núcleo de Atendimento à Violência Intrafamiliar, o trabalho de capacitação é permanente e de grande importância para o Núcleo. "Estamos trabalhando para dar ainda mais visibilidade aos serviços oferecidos pelo NAVI, por isso estamos investindo nessa capacitação da rede. Já temos o Fórum Intersetorial para Construção de Políticas Públicas, que é realizado mensalmente, e verificamos também a necessidade de qualificar a rede para alcançarmos um número maior de usuários. A violência é crescente, sobretudo contra crianças e adolescentes, por esse motivo precisamos capacitar a Assistência Social, a Educação, o Conselho Tutelar e demais setores", afirmou.


Em outubro, a equipe do NAVI promoveu a mesma capacitação para cerca de 100 profissionais da rede municipal de ensino, entre diretores, supervisores e inspetores. Pioneiro na região, o Núcleo de Atendimento à Violência Intrafamiliar é um dispositivo de acolhimento e tratamento. Todas as pessoas envolvidas no contexto de violência intrafamiliar, caracterizada pela agressão física, sexual e psicológica entre pessoas de um mesmo ambiente de convívio, seja social ou familiar, podem ser acolhidas e tratadas no NAVI, desde a vítima até o agressor. O Núcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Adolfo Silveira, nº 59, no Centro da cidade. Vale lembrar que violência urbana e de trânsito não fazem parte da área de atendimento do Núcleo.