400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura realiza evento para marcar Dia Internacional do Idoso

Por Raíra Morena em 30/09/2013
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), preparou uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. A ação acontecerá nesta terça-feira (01) no Teatro Municipal Doutor Átila Costa, das 13h às 18h. O evento contará com diversas atividades gratuitas, que incluem apresentações culturais, distribuição de cartilha, palestras, oficinas, música ao vivo, serviços de saúde e beleza, ginástica, atendimentos jurídicos e orientações psicossociais. Estarão presentes a Promotora de Justiça, Sabrina Carvalhal, secretários e coordenadores municipais e idosos usuários dos CRAS.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), preparou uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. A ação acontecerá nesta terça-feira (01) no Teatro Municipal Doutor Átila Costa, das 13h às 18h. O evento contará com diversas atividades gratuitas, que incluem apresentações culturais, distribuição de cartilha, palestras, oficinas, música ao vivo, serviços de saúde e beleza, ginástica, atendimentos jurídicos e orientações psicossociais. Estarão presentes a Promotora de Justiça, Sabrina Carvalhal, secretários e coordenadores municipais e idosos usuários dos Cras.

 

 

 

Segundo o Prefeito Cláudio Chumbinho, todo trabalho é feito de modo que atenda as políticas do idoso. "Vamos fazer um dia festivo para as pessoas da melhor idade, pois entendemos que elas contribuíram e contribuem muito para o nosso município. São pessoas sábias, experientes, que tem muito para nos ensinar. Nossa luta é fazer valer as políticas voltadas para o idoso", disse.

 

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Sandra Coelho, a Sandra de Badu, além de promover o lazer e a integração social, o evento tem como objetivo principal incitar a reflexão a respeito da situação, direitos e anseios das pessoas idosas no município. “A nossa intenção é que esse seja um dia de festa, uma grande parada estratégica para homenagear os nossos idosos. Será um dia festivo, com diversas apresentações dos trabalhos desenvolvidos nos Cras e no Creas, serviços e atividades gratuitas, mas que também vai oportunizar o debate coletivo, abordando as carências e as necessidades dos nossos idosos”, disse.

 

Segundo a coordenadora do Creas, Marilucia Borromeu, o evento é culminância do trabalho itinerante “Idoso Cidadão”, um projeto realizado há cerca de três meses pela unidade junto aos idosos que integram os Grupos de Convivência da Terceira Idade dos seis Centros de Referência da Assistência Social do município. “Percorremos os Cras e diversas localidades com esse projeto, conversando com idosos, trabalhando a autoestima através de dinâmicas, oferecendo palestras, disponibilizando telefones úteis e registrando denúncias. Também fizemos um trabalho de busca ativa com profissionais da saúde dos postos, esclarecendo o papel do Creas e fortalecendo a rede socioassistencial. Esse será a grande culminância desse projeto de conscientização e formação, onde os gestores poderão expor as ações realizadas e os projetos futuros em relação a políticas públicas. Será um dia de muita integração, diversão, atividades socioeducativas e lúdicas”, disse.

 

Para o evento, a equipe do Creas, com apoio da Promotora de Justiça Sabrina Carvalhal, preparam uma cartilha para distribuição, que trata dos direitos da pessoa idosa à luz do Estatuto do Idoso. “Com a distribuição desse informativo, esperamos promover o pleno conhecimento acerca dos direitos e anseios das pessoas idosas e ainda contribuir para o combate de toda e qualquer forma de violência”, ressaltou Marilucia.

 

Ao longo da tarde, diversas atividades culturais, educativas e de promoção à saúde serão desenvolvidas para acolher o público idoso. Em parceria com a Secretaria de Saúde, o evento vai oferecer gratuitamente aferição de pressão arterial, massoterapia, auriculoterapia, massagens relaxantes, ginástica e alongamento. Uma tenda com informações sobre os serviços de saúde ofertados pelo município será montada no local. Todos os serviços serão realizados por profissionais da saúde, educadores físicos e fisioterapeutas. Haverá ainda plantão para orientações jurídicas e atendimentos psicossociais.

 

Música ao vivo e apresentações com corais de idosos estão entre as atrações do evento. O evento também vai oferecer serviços de beleza e estética, tais como corte de cabelo, esmaltização e dicas de maquiagem. O combate ao abandono, violência e maus tratos contra idosos, Estatuto do Idoso, políticas públicas e qualidade de vida na melhor idade estão entre os temas que serão abordados durante as palestras da tarde.

Tópicos: CRAS , Dia Internacional do Idoso , Teatro Municipal , CREAS