400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura realiza reunião sobre o 3º Casamento Comunitário

Por Gabrielly Costa em 11/04/2017
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou nesta terça-feira (11) uma reunião com os casais que irão participar do 3º Casamento Comunitário do município. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Defensoria Pública, Cartório de Registro Civil, Judiciário e a Fundação Leão XIII. O encontro foi conduzido pela coordenadora das Proteções Básica e Especial, Wânia Arruda, e a assessora jurídica da SASDH, Ana Paula Araújo. Cerca de 40 casais vão oficializar a união de forma gratuita, no dia 22 de setembro.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou nesta terça-feira (11) uma reunião com os casais que irão participar do 3º Casamento Comunitário do município. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Defensoria Pública, Cartório de Registro Civil, Judiciário e a Fundação Leão XIII. O encontro foi conduzido pela coordenadora das Proteções Básica e Especial, Wânia Arruda, e a assessora jurídica da SASDH, Ana Paula Araújo. Cerca de 40 casais vão oficializar a união de forma gratuita, no dia 22 de setembro.



A reunião teve como objetivo discutir com os casais participantes todas as futuras etapas e procedimentos do casamento, a documentação necessária e festa, além de esclarecer dúvidas. “Nós já fizemos dois casamentos comunitários. No primeiro, foram 22 casais; no segundo ano, tivemos 26 casais e, para esse ano, teremos cerca de 40 casais. Eles terão compromissos com a Defensoria Pública e outros encontros e, por isso, vamos entregar declaração para aqueles que precisarem”, explicou a coordenadora Wânia Arruda.



Na ocasião, a assessora jurídica da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Ana Paula Araújo, esclareceu que o papel da Prefeitura é fazer e manter atualizado o cadastro dos interessados, orientá-los sobre todo o procedimento e ser o elo entre os participantes e demais órgãos. “O Casamento Comunitário é um benefício que é prestado à sociedade. Tudo é feito com muito carinho e dedicação da equipe, para que esse dia tão especial seja lindo e maravilhoso. Nós vamos nos aprimorando a cada ano, mas não temos gerência no funcionamento dos demais órgãos, que definem como vão proceder com sua parte”, explicou Ana Paula.  



As inscrições para o terceiro Casamento Comunitário de São Pedro da Aldeia foram realizadas em 2016, em todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. A cerimônia civil para oficializar gratuitamente as uniões, com presença de testemunhas, será realizada na sede do São Pedro Esporte Clube.