400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura reforma, amplia e aumenta vagas em creche no Campo Redondo

Por Raíra Morena em 26/03/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Urbanismo, finalizou as obras de reforma e ampliação da creche municipal comunitária Professora Tia Fátima, no bairro Campo Redondo. As melhorias contemplaram a construção de um prédio anexo, composto por quatro salas, dois banheiros e um lavatório, além de serviços como pintura geral, revestimento de azulejos nas paredes e gramado sintético no parquinho. Com as intervenções, 53 vagas foram abertas na unidade. A creche, que antes atendia a 117 alunos, passou a atender 170 crianças, de seis meses a três anos e 11 meses de idade, em período integral. A obra faz parte de uma série de reformas de escolas e creches da rede municipal para o início do ano letivo.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Urbanismo, finalizou as obras de reforma e ampliação da creche municipal comunitária Professora Tia Fátima, no bairro Campo Redondo. As melhorias contemplaram a construção de um prédio anexo, composto por quatro salas, dois banheiros e um lavatório, além de serviços como pintura geral, revestimento de azulejos nas paredes e gramado sintético no parquinho. Com as intervenções, 53 vagas foram abertas na unidade. A creche, que antes atendia a 117 alunos, passou a atender 170 crianças, de seis meses a três anos e 11 meses de idade, em período integral. A obra faz parte de uma série de reformas de escolas e creches da rede municipal para o início do ano letivo.

De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, a melhoria dos espaços físicos, ampliação de vagas para a Educação Infantil e construção de novas escolas são algumas das prioridades do governo. "Sempre falo que a Educação é a porta de entrada para um futuro melhor e é direito de todos. Para isso, estamos investindo muito na educação. Construímos duas novas escolas, reformamos vinte duas unidades, ampliamos outras e temos duas em construção, incluindo a maior escola do Ensino Fundamental do município, no bairro Fluminense. A ampliação da creche Tia Fátima proporcionou a muitas mães a colocarem seus filhos para estudar, mães que estavam na fila de espera por muito tempo”, disse.

Dentre os serviços de reforma entregues em janeiro deste ano estiveram a colocação de azulejos e recuperação das paredes, retirada de mofos e renovação da pintura interna e externa. Em substituição ao piso de cimento, o parquinho da unidade ganhou gramado sintético, melhorando as condições de segurança, conforto e higiene para as crianças. 

Com 210 metros quadrados, o novo bloco construído, anexo ao prédio principal, conta com quatro salas, um lavatório e dois banheiros adaptados com vasos sanitários de acordo com a faixa etária das crianças.

Diretora há dois anos da creche, Maria José Daudt ressaltou os benefícios trazidos pelas obras. “Melhorou tudo. Hoje a creche está com outra cara, maior, muito mais bonita, organizada e com conforto para as nossas crianças. Ano passado nós só abrimos vagas para 30 alunos. Com essa obra, este ano nós conseguimos ampliar esse número para quase 100 novas matrículas, aumentando a capacidade de atendimento. Ajudou muito a população porque a procura de vagas é muito grande. Além disso, tivemos um aumento no nosso quadro de funcionários. Foram contratados oito novos professores e aumentamos também todos os outros setores, de merendeiras a profissionais auxiliares”, disse.

Na fila de espera por vaga há um ano, a empregada doméstica Francisca Vieira foi uma das mães contempladas com uma matrícula para a filha Maria Luíza, de dois anos de idade. “Desde o ano passado eu estava aguardando uma vaga na creche para a minha filha e esse ano eu consegui. A estrutura melhorou muito, minha filha está adorando. Tem muito espaço para brincar e a qualidade do ensino é muito boa. Tenho certeza que aqui ela é muito bem atendida”, disse a moradora do bairro Colinas.

A creche Tia Fátima conta com nove turmas em horário integral e cerca de 80 funcionários. A unidade abriga alunos de bairros como São João, Baixo Grande, Vinhateiro e Porto do Carro. O funcionamento é das 7h30 às 17h. 

Além da unidade no Campo Redondo, a Creche Municipal Comunitária Dona Chica também recebeu obras de revitalização e ampliação, com a construção de duas novas salas, serviços de pintura, melhorias nas esquadrias, colocação de novas portas e reforma no banheiro. Com a inclusão das salas, 40 novas vagas foram abertas na creche, localizada no bairro Morro dos Milagres.