Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Prefeitura reinicia obras da Unidade de Saúde do Porto da Aldeia
RSS
Por Raíra Morena em 20/03/2015

         A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Urbanismo, reiniciou as obras de construção da Unidade de Saúde da Família do bairro Porto da Aldeia. Com mais de 170 metros quadrados de área construída, a unidade está em fase de acabamento. Com a obra, a UBS do Porto da Aldeia, que atualmente funciona em um prédio alugado na Rua Guliver Monteiro G. Filho nº 102, mudará para o novo endereço. A construção da nova unidade foi possível graças ao pacote de recursos recuperados pela Prefeitura, por meio de projetos financiados pelo Governo Federal.

De acordo com o secretário de Urbanismo, Wilmar Mureb, o atraso na retomada das obras da unidade foi devido à mudança do ano fiscal. “As retomadas burocráticas são mais complicadas. A mudança de ano fiscal engloba um novo orçamento, o que afeta diretamente no andamento e no repasse de verbas. A partir de agora, com a regularização dessa situação, estamos retomando paulatinamente as obras do município, não só as unidades de saúde, mas também outras que estavam temporariamente paralisadas. Os empreiteiros já estão mobilizando as equipes e, gradativamente, os trabalhos serão intensificados”, esclareceu.

O Prefeito Cláudio Chumbinho falou sobre o retorno da obra. “Em momento algum abandonamos as obras das unidades de saúde. A construção é feita em parceria com o Governo Federal e depende do repasse da verba. No entanto, não houve abandono, pois retomamos a obra do ponto de onde parou, não aconteceu nenhuma depredação, nada foi roubado ou quebrado. Estamos trabalhando para oferecer a população um espaço com infraestrutura de qualidade para a prevenção da saúde, porque o nosso objetivo não é tratar a doença e sim prevenir”, disse.

A estrutura do novo posto de saúde conta com recepção, salas de atendimento, farmácia, depósito, banho, expurgo, inalação, procedimentos, consultórios gerais e consultório odontológico. Vale lembrar que a construção obedece às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Funcionando como Estratégia de Saúde da Família, a unidade contará com médico generalista, equipe de enfermagem, dentista, auxiliar de serviços bucais, auxiliar de serviços gerais, atendente e agentes de saúde, responsáveis pelas visitas domiciliares. 

Segundo a Secretária de Saúde, Isaura Oliveira, na unidade a população receberá acompanhamento com enfoque na prevenção, educação e promoção à saúde. “O investimento na Atenção Básica é uma grande preocupação do governo, precisamos aumentar o número de atendimentos para a população de São Pedro da Aldeia. No Porto da Aldeia, temos uma unidade que é alugada e, com a entrega dessa obra, vamos prestar os serviços em um prédio próprio, adequado e ampliado, proporcionando melhores condições de trabalho para a equipe e usuários”, disse. 

Dentre as intervenções restantes no prédio estão a colocação de portas, pintura geral e término da construção do muro externo. 

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086