400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura retoma reforma da Praça Hermógenes Freire da Costa

Por Renato Silveira/Luana Macêdo em 04/12/2013
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Urbanismo, retomou a reforma da Praça Hermógenes Freire da Costa, que havia sido interrompida após a vencedora da primeira licitação abandonar a obra. As providência legais foram tomadas pela Procuradoria Geral e a empresa está proibida de participar de licitações durante dois anos.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Urbanismo, retomou a reforma da Praça Hermógenes Freire da Costa. No momento, a praça foi inteiramente demolida e homens e máquinas operam no local.

 

Além da reestruturação do espaço, a praça terá a construção de um centro de eventos no local. As verbas utilizadas para a revitalização foram resgatadas pela Secretaria Especial de Projetos, através de convênios celebrados em 2011, com o Governo Federal, por meio do Ministério de Turismo.

 

A revitalização da praça compreende a troca total do piso, substituindo o azulejo, por pedras portuguesas brancas, já que o material atual não é indicado para espaços de grande circulação, o mesmo está quebrado e em estado irreversível. O material que será colocado apresenta maior durabilidade para pisos de praças. O projeto prevê ainda a ampliação das rampas de acesso, colocação de novos canteiros, árvores de porte médio, postes decorativos e lixeiras recicláveis. O lago artificial localizado no centro da praça, será aterrado e transformado em um novo playground, cercado de árvores e grades de proteção.

 

De acordo com a subsecretária de Urbanismo, Lis Valladares, o projeto vai respeitar o ambiente natural da cidade. 

 

“O projeto ideal para a população é aquele que respeita o ambiente natural. O lago existente não condiz com o ambiente em que se situa. Afinal, temos uma laguna natural e não há razão para se construir um lago artificial no meio da praça, virando as costas para esta riqueza natural que é a Lagoa de Araruama. Os gastos para a manutenção do lago vão contra os ideais da política atual, que prega por soluções sustentáveis, sem desperdício de verba pública. Aterraremos a área do lago e vamos manter as grades de proteção, além do plantio de árvores que gerarão sombra e conforto. As crianças, maiores usuárias da praça, que hoje tem apenas uma área de playground, após a revitalização terão um novo espaço para se divertir”, afirmou Lis.