400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura reúne empresários do ramo da gastronomia para discutir melhorias para o setor

Por Luana Macêdo em 04/11/2013
Imagem da Notícia: Nesta segunda-feira (04), A Prefeitura de São Pedro da Aldeia através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, realizou uma reunião com os proprietários de restaurantes de São Pedro da Aldeia. A ação foi realizada na Associação Comercial e Agrícola (ACIASPA), para discutir as melhorias no setor comercial aldeense. O secretário da pasta Sérgio Mello, foi quem falou em nome do poder público municipal. O Diretor de Turismo, Luiz Carlos Cruz, o Analista e Gestor de Projetos do Sebrae, Ronald Silveira, também estiveram presentes.

Nesta segunda-feira (04), A Prefeitura de São Pedro da Aldeia através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, realizou uma reunião com os proprietários de restaurantes de São Pedro da Aldeia. A ação foi realizada na Associação Comercial e Agrícola (ACIASPA), para discutir as melhorias no setor comercial aldeense. O secretário da pasta Sérgio Mello, foi quem falou em nome do poder público municipal.  O Diretor de Turismo, Luiz Carlos Cruz, o Analista e Gestor de Projetos do Sebrae, Ronald Silveira, também estiveram presentes.

De acordo com Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sergio Mello,  a sociedade comercial aldeense está em pleno desenvolvimento.

“O momento é extremamente propício por toda a evolução e desenvolvimento comercial pelo qual São Pedro da Aldeia está passando. Estamos localizados no centro da região, o trabalho para as melhorias tem uma parcela importante que necessita da participação dos restaurantes e comércios. Vamos nos reunir e traçar planos e metas para trazer auxílios, cursos e o que for necessário para o avanço. Cada proprietário está recebendo um formulário de cadastro no Cadastur (Cadastro de Turismo), que permite acesso a linhas de créditos com mais facilidades de pagamento”, afirmou Sergio.

Durante o encontro, o secretário da pasta apresentou o material promocional de turismo do município, que vem sendo apresentando nas feiras turísticas. Ainda na reunião, foram discutidos temas como a criação do guia de restaurantes, programa alimento seguro, diagnóstico empresarial, calendário de eventos, horários de funcionamento dos comércios, segurança e ações públicas.

Representando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Analista e Gestor de Projetos, Ronald Silveira, destacou a proximidade com o setor  comercial, como parte fundamental do sucesso no município.

“Toda grande caminhada começa com o primeiro passo, e é isso que a Prefeitura em parceria com o Sebrae, está propondo. Há uma necessidade de acompanhar o desenvolvimento pelo qual o comércio e os restaurantes estão passando. Se nossos avós e pais vendiam de uma forma, é a hora de mudar, pois, cada vez mais, os clientes estão exigentes. Comércio que fica estagnado é fadado a falência. O primeiro passo é a quebra de paradigmas, trocas, discussões e de acordo com as solicitações dos proprietários, estabelecimento de mecanismos para a baixa temporada”, afirmou Ronald.

Proprietário de um restaurante do Centro da cidade, Carlos Carvalho, destacou a importância da capacitação que é dada a mão de obra local.

“Cada vez mais precisamos de funcionários qualificados, pois contratamos, treinamos e muitas vezes eles vão embora e a busca começa novamente. O ideal é que haja a formação de uma mão de obra local, para atender a população e os comerciantes. Aos poucos estou aprendendo com a cidade, acredito que seja necessário boa vontade e união entre os restaurantes, pois clientela e movimento há para todos. Com certeza participarei das qualificações e cursos que sejam voltados para melhorar nosso atendimento”, afirmou Carlos.