Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Usina de Asfalto aldeense recupera ruas e gera economia para o município

Por Raíra Morena em 05/03/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, deu início à fabricação de massa asfáltica na Usina de Asfalto a Frio do município. O material produzido será destinado à recuperação, manutenção, pavimentação de vias e em operações “tapa-buracos” em diversos bairros. A unidade tem capacidade para produzir 40 toneladas de asfalto por hora. Localizada no bairro Balneário, a usina aldeense tem como objetivo gerar economia aos cofres públicos, reduzir a burocracia e agilizar os serviços. Segundo o cronograma da Secretaria, atualmente o bairro Rua do Fogo está recebendo os serviços de “tapa-buracos”.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, deu início à fabricação de massa asfáltica na Usina de Asfalto a Frio do município. O material produzido será destinado à recuperação, manutenção, pavimentação de vias e em operações “tapa-buracos” em diversos bairros. A unidade tem capacidade para produzir 40 toneladas de asfalto por hora. Localizada no bairro Balneário, a usina aldeense tem como objetivo gerar economia aos cofres públicos, reduzir a burocracia e agilizar os serviços. Segundo o cronograma da Secretaria, atualmente o bairro Rua do Fogo está recebendo os serviços de “tapa-buracos”.

O Prefeito Cláudio Chumbinho destacou a importância da Usina. "A fabricação de asfalto gera uma grande economia para o município. Assim, conseguimos fazer a pavimentação das ruas dos bairros. Se fosse preciso comprar o asfalto, não teríamos recursos suficientes para fazer os serviços de acordo com a necessidade", disse.  

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Jayme Gomes, a usina de asfalto a frio representa um avanço no processo de melhoria da infraestrutura dos bairros aldeenses. “Além dos serviços de conservação e restauração de ruas, o asfalto fabricado no município também será destinado à pavimentação de vias de pequeno porte, melhorando as condições de trafegabilidade e segurança para motoristas e pedestres”, ressaltou.

Segundo o responsável pelas ações na Usina, Daniel Cabral, a fabricação do asfalto é feita de acordo com a demanda do município. “O nosso foco é na produção de uma quantidade de asfalto que vamos utilizar durante uma semana. Essa medida é para evitar o desperdício de material, respeitando a vida útil da massa fabricada. Poucas prefeituras têm uma estrutura como essa de São Pedro da Aldeia, que pode estar fornecendo melhorias na pavimentação de vias da cidade por um baixo custo operacional”, destacou.

Para os trabalhos na usina, os funcionários contam com auxílio de maquinário pesado, como retroescavadeira e caminhão de descarregamento.