Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita rosa dedicado ao mês de Outubro em razão da campanha Outubro Rosa.

Trabalho e desenvolvimento

Previspa realiza visitas a empresas de gestão de ativos em São Paulo

Por Gabrielly Costa em 11/04/2018
Imagem da Notícia: Visando adequar a aplicação dos recursos da Previdência à nova realidade das taxas de juros do país e atender a meta atuarial, a equipe do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São Pedro da Aldeia (Previspa) realizou visitações a seis casas de gestão de ativos em São Paulo. Participaram das visitas o superintendente do Instituto aldeense, Mario Cesar Cordeiro, a presidente do Conselho de Previdência e do Comitê de Investimentos, Ivonete Santos, o coordenador de Investimentos, Edison Santa Rita, e o membro do Conselho de Previdência, Roberto Madalen. No exercício de 2017, os investimentos do Previspa ultrapassaram a meta atuarial de 9.04% e geraram rendimentos de 13.08%, preservando o direito à aposentadoria dos servidores públicos municipais.

Visando adequar a aplicação dos recursos da Previdência à nova realidade das taxas de juros do país e atender a meta atuarial, a equipe do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São Pedro da Aldeia (Previspa) realizou visitações a seis casas de gestão de ativos em São Paulo. Participaram das visitas o superintendente do Instituto aldeense, Mario Cesar Cordeiro, a presidente do Conselho de Previdência e do Comitê de Investimentos, Ivonete Santos, o coordenador de Investimentos, Edison Santa Rita, e o membro do Conselho de Previdência, Roberto Madalen.  No exercício de 2017, os investimentos do Previspa ultrapassaram a meta atuarial de 9.04% e geraram rendimentos de 13.08%, preservando o direito à aposentadoria dos servidores públicos municipais. 


De acordo com o superintendente do Previspa, Mario Cesar Cordeiro, a visita às casas especializadas em aplicação e gestão de recursos teve como objetivo maximizar o resultado dos investimentos do órgão, frente à nova realidade econômica e financeira do país. “Essas casas têm sob patrimônio grandes volumes de recursos dos chamados investidores institucionais, quais sejam fundos de pensão, RPPS, fundos de previdência privada e fundos empresariais e gestão de fortunas familiares. Essas empresas, conhecidas no mercado como Asset Management, tem grande expertise em gestão de recursos e equipes especializadas e como objetivo trazer o melhor retorno para os investimentos. Queremos garantir que esses retornos fiquem compatíveis com o crescimento do nosso pagamento de aposentadoria. Cada ano que atingimos a meta é uma garantia que o aposentado terá seu recurso guardado, bem aplicado e bem investido”, explicou.


Durante as visitas, os conselheiros e profissionais tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento das chamadas Asset Management e esclarecer eventuais dúvidas acerca do tema. Com o material e as informações adquiridas, o Comitê de Investimentos se reunirá para traçar as novas políticas de alocações dos recursos.



“A grande equação colocada para os Institutos de Previdência é fazer com que os recursos fiquem aplicados de forma equilibrada e disponíveis para realização dos pagamentos dos benefícios. São Pedro da Aldeia está financeiramente equilibrado, temos uma folha de pagamento que gira em torno de um milhão com recursos investidos na ordem de R$58 milhões e estamos buscando aperfeiçoar nossa legislação, bem como as aplicações financeiras, para dar ainda mais garantias ao servidor”, complementou Mario Cesar.


Os investimentos do Previspa acontecem de forma mensal, de acordo com a Política de Investimentos do órgão. As aplicações são reguladas por legislações específicas da Secretaria de Previdência, que norteiam todos os investimentos realizados.  Estão previstas ainda novas visitas a casas de investimento localizadas no Rio de Janeiro.


“Queremos continuar buscando retornos que façam com que a nossa carteira de investimentos continue rendendo dentro do esperado pela meta atuarial, imposta pela Secretaria de Previdência do Governo Federal, por meio de nossa Política de Investimento, ou até superá-la”, finalizou o superintendente.


A Política de Investimentos de 2018, que também passa pela aprovação do Conselho Previdenciário e pelo Prefeito Cláudio Chumbinho antes de ser remetida à Secretaria de Previdência, em Brasília, está disponível para acesso no portal oficial do Previspa, no endereço http://previspa.rj.gov.br.