Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Professores de Creche e Pré-Escola do município participam de palestra

Por Viviane Teixeira em 29/10/2014
Imagem da Notícia: Durante manhã e tarde de hoje, dia 29 de outubro, e amanhã, dia 30, os professores da Creche e Pré-Escola de São Pedro da Aldeia participarão de uma palestra, no Centro de Formação Continuada, com o tema: “O Cérebro Aprendiz – um diálogo entre a neurociência e a educação”, que será ministrada pela psicóloga clínica e escolar, com especialização em neuropedagogia, Andréa Almeida.


 

Durante manhã e tarde de hoje, dia 29 de outubro, e amanhã, dia 30, os professores da Creche e Pré-Escola de São Pedro da Aldeia participarão de uma palestra, no Centro de Formação Continuada, com o tema: “O Cérebro Aprendiz – um diálogo entre a neurociência e a educação”, que será ministrada pela psicóloga clínica e escolar, com especialização em neuropedagogia, Andréa Almeida.


 

Os professores serão divididos em turnos. Hoje, os profissionais das creches receberão a capacitação às 8h e às 13h. Amanhã é a vez dos professores da Pré-Escola, em mesmo horário.

 

De acordo com a Coordenadora de Educação do município, Vanessa Castañon, o uso da neurociência em sala de aula representa, na verdade, uma forma de facilitar o ensino e a aprendizagem pelo aluno: “Através da neurociência o profissional da educação consegue entender melhor a cabecinha dos alunos, a rotina deles e, com isso, se torna mais fácil o trabalho do professor na construção do ensino-aprendizagem”, explicou.


 

Para a Coordenadora das Creches da Secretaria Municipal de Educação, Ivonete de Sá, a palestra é uma forma de levar mais conhecimento aos professores na hora de identificar os alunos, suas capacidades e diferenças: “O professor precisa se conhecer para conhecer melhor o aluno. Através desta palestra, queremos também desenvolver a parte prática da educação das creches e da pré-escola, incentivando o aprendizado dos alunos através do lúdico”, disse a coordenadora.

 

A palestrante e psicóloga Andréa Almeida falou sobre a importância da identificação das diferenças em sala de aula: “nesta palestra trato sobre a otimização do uso do cérebro. Quando o aluno vai para a escola ele leva o caderno e todo o material didático, mas também o cérebro e por isso é preciso que o profissional da educação saiba identificar, em meio a toda a sala de aula, as diferenças e características de cada indivíduo”, definiu.

 

Os encontros são gratuitos e promovidos pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED. Para participar, basta o professor se dirigir ao Centro de Formação Continuada, que funciona à Rua Francisco Santos Silva, s/n°, Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal Dr. Átila Costa, repeitando os dias destinados às Creches e às Pré-Escolas.