400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Professores de São Pedro da Aldeia fazem curso de Formação Continuada da UERJ

Por Mônica Marins em 19/08/2013
Imagem da Notícia: Cento e vinte professores da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia participaram nesse fim de semana (sexta-feira e sábado) dos cursos de capacitação em História, Geografia, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Ambiental, pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ (InterCap UERJ). Os cursos aconteceram na Escola de Artes e no Horto Escola Artesanal.

Cento e vinte professores da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia participaram nesse fim de semana (sexta-feira e sábado) dos cursos de capacitação em História, Geografia, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Ambiental, pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ (InterCap UERJ). Os cursos aconteceram na Escola de Artes e no Horto Escola Artesanal.

               

Na abertura oficial, sexta-feira (16), o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL)de São Pedro da Aldeia, professor Evaldo Bittencourt representou o prefeito Claudio Chumbinho. Ele falou da satisfação de receber os professores da UERJ e do empenho do prefeito para que a educação no município seja a melhor possível. Além do secretário também fizeram parte da mesa os quatro professores/doutores que ministraram os cursos: professora Patrícia Ferreira de Souza Lima, professor Cézar Alvarez Campos de Oliveira, Andréa da Paixão Fernandes e o diretor do Instituto, professor Lincoln Tavares da Silva. A subsecretária de Educação Fátima Motta representou todos os funcionários da SECEL.

De acordo com o professor e diretor Lincoln Tavares Silva, o projeto de Interiorização da UERJ tem por meta desenvolver um trabalho de formação continuada de professores, junto às prefeituras do interior do estado, o CAP no interior. O professor falou dos objetivos do InterCap: “Socializar e divulgar o que acontece no cotidiano das salas de aula no CAp /UERJ e conhecer outras realidades que fortaleçam e abram novos caminhos para novas investigações”, explicou Lincoln.

Os cursos do InterCap visam o diálogo da teoria com a prática, de forma a abrir novos horizontes para as dinâmicas das salas de aula dos professores cursistas. Os quatro cursos realizados neste fim de semana são: “O jogo dos olhos: Despertar de uma cidadania mais criativa”, “O instrumental cartográfico, sua linguagem e utilidade”, “Os sentidos da produção e da (RE) construção da escrita e na perspectiva do letramento na EJA” e “Sustentabilidades, espaços escolares e comunitários – Educação Ambiental em ação”.

 

Para a Coordenadora de Formação Continuada da Secretaria de Educação, Monique Sampaio, os dois dias de cursos foram de muito aprendizado: “Foi muito prazeroso ver as pessoas motivadas e interessadas. A nossa secretaria está a cada dia buscando mais e mais avançar na qualidade do ensino, com o objetivo de ver nossos alunos aprendendo de forma mais eficaz e significativa”, disse a Coordenadora.

 

O secretário Evaldo Bittencourt avaliou o evento: “Estamos muito felizes com a presença da UERJ em nossa cidade por meio do CapUERJ e sua equipe que iniciou os cursos de formação dos nossos educadores. Notamos muita motivação e desejo de aprender coisas novas, que, com certeza, dinamizarão a sala de aula das escolas municipais”, disse Evaldo.

 

Os próximos cursos do InterCap UERJ acontecerão nos dias 27 e 28 de setembro. O público-alvo são professores de Filosofia, Matemática e Lingua Portuguesa.  

 

 

Professores Visitam a Casa da Flôr

 

 

No sábado (17), os professores da UERJ aproveitaram para conhecer um dos mais importantes monumentos histórico-cultural da nossa cidade: a Casa da Flôr. Os visitantes ficaram encantados com a genialidade de Gabriel Joaquim dos Santos, que, de forma intuitiva fez uma casa de pau-a-pique, enfeitada com caquinhos de material inútil, que recolhia nas ruas.