Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia.

Trabalho e desenvolvimento

Professores de São Pedro da Aldeia recebem capacitação sobre educação no trânsito

Por Marianne Rodrigues em 13/04/2018
Imagem da Notícia: Educadores da rede municipal de São Pedro da Aldeia participaram do 1º Encontro Temático de 2018 do programa educativo “Caminhos para a Cidadania”, realizado pela Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a CCR ViaLagos. A capacitação aconteceu no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR) na última terça-feira (10), voltada para os educadores do 4° ano, e nesta quinta-feira (12) para os profissionais do 5° ano. Cerca de 50 professores participaram do encontro, além do coordenador municipal do programa, Rubens Dias.

Educadores da rede municipal de São Pedro da Aldeia participaram do 1º Encontro Temático de 2018 do programa educativo “Caminhos para a Cidadania”, realizado pela Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a CCR ViaLagos. A capacitação aconteceu no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR) na última terça-feira (10)voltada para os educadores do 4° ano, e nesta quinta-feira (12) para os profissionais do 5° ano.  Cerca de 50 professores participaram do encontro, além do coordenador municipal do programa, Rubens Dias.

 

Segundo o formador do programa, Bernardo Arraes, a iniciativa trabalha algumas atividades do livro didático a partir da ideia de cidadania. “Após uma discussão inicial sobre a temática da segurança do trânsito, é introduzida a teoria das inteligências múltiplas para dialogar como isso pode servir de aprendizagem para o exercício. É como animar o material do caderno e do livro didático com a luz dessa teoria”, explicou.


 

Os educadores das escolas que integram o programa participaram de diversas atividades pedagógicas durante o encontro, que abordou técnicas de ensino sobre meio ambiente e educação para o trânsito, além de dinâmicas que estimulam o desenvolvimento de atividades lúdicas em sala de aula.


 

Para a professora do 4° ano da Escola Municipal Flonete Alexandrino da Silva, Juliana Santos, a parceria da CCR ViaLagos com as escolas aldeenses representa um grande desenvolvimento para o município e para o conhecimento dos alunos. “O trânsito e o meio ambiente fazem parte do nosso dia a dia. Abordando esses temas em sala de aula, teremos a educação dentro e fora do ambiente escolar, com situações relacionadas à vivência do aluno”, disse.


 

O “Caminhos para Cidadania” insere conteúdo sobre trânsito e cidadania no currículo do 4º e 5º anos do ensino fundamental da rede pública para reforçar a importância do tema na vida das crianças. Ao todo, 25 escolas são atendidas pelo programa e oferecem aulas regulares de Educação para o Trânsito a 2.283 alunos do município.