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Professores se preparam para SAERJ e Prova Brasil

Por Viviane Teixeira em 03/11/2014
Imagem da Notícia: Hoje, dia 3 de novembro, será realizada no Centro de Formação Continuada de São Pedro da Aldeia a capacitação para professores de Língua Portuguesa e Matemática do 6º ao 9º Ano. A formação continuada, que acontecerá das 13h às 17h, terá como temas principais os conteúdos presentes na Prova Brasil e na avaliação diagnóstica SAERJ - Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro.



Hoje, dia 3 de novembro, será realizada no Centro de Formação Continuada de São Pedro da Aldeia a capacitação para professores de Língua Portuguesa e Matemática do 6º ao 9º Ano. A formação continuada, que acontecerá das 13h às 17h, terá como temas principais os conteúdos presentes na Prova Brasil e na avaliação diagnóstica SAERJ - Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro.



De acordo com a subsecretária municipal de Educação, Fátima Motta, a capacitação é de extrema importância para a orientação dos professores: “A ideia é prepará-los para que possam repassar para os alunos o conteúdo de aprendizado que estará presente nestas provas”, explicou.


O SAERJ será aplicado para alunos do município no dia 25 de novembro. Já a Prova Brasil, que é bienal, só será aplicada em 2015, já que teve uma edição em 2013.


O Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro existe desde 2008 e foi criado com o objetivo de promover uma análise do desempenho dos alunos da rede pública do Rio de Janeiro nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. O programa tem como finalidade monitorar o padrão de qualidade do ensino e colaborar com a melhora da qualidade da educação.


Já a Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes. A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.