Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Profissionais da Educação começam a debater BNCC em escolas polo
RSS
Por Viviane Teixeira em 03/02/2016


O secretário municipal de Educação, professor Evaldo Bittencourt, esteve na manhã desta terça-feira (03/02) na Escola Municipal Professora Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João, para recepcionar os professores do 2º segmento do Ensino Fundamental e de Artes e Recreação do 1º segmento que estarão reunidos para discutir a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), proposta pelo Ministério da Educação e que contará com a contribuição coletiva dos municípios.



Sobre este momento, o secretário Evaldo Bittencourt citou a importância da discussão do currículo nacional levando-se em consideração o aprimoramento do aprendizado do aluno, assim como da própria escola: “estamos dando o sentido coletivo ao currículo na rede”, disse Bittencourt, que destacou o objetivo da BNCC que é o de unificar o currículo escolar em todo o território nacional.



Além do secretário, abriram os encontros nas demais escolas polo a secretária adjunta de Educação, Edlúcia Marques, e a subsecretária Claudete Ramos, respetivamente nas escolas Professora Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, que reúne os representantes da Educação Infantil, e  Professora Maria Celeste de Campos, com representantes do 1º Segmento do Ensino Fundamental.



As reuniões voltam a acontecer com profissionais dos turnos da tarde, das 13h às 17h, e na quinta-feira (04/02) também em dois turnos. Neste último dia serão escolhidos relatores e delegados que representarão cada grupo de trabalho. Estes representantes serão os responsáveis pela apreciação final do documento elaborado por docentes, gestores e coordenadores da SEMED.


BNCC - A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros deverão ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos.


Com a BNCC, ficará claro quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas Áreas de Conhecimento: na Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas.


A Base é parte do Currículo e orienta a formulação do projeto Político Pedagógico das escolas, permitindo maior articulação deste. A partir da Base, os mais de 2 milhões de professores continuarão podendo escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, quais outros elementos precisam ser somados nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos. Tudo isso respeitando a diversidade, as particularidades e os contextos de onde estão.


Mais informações podem ser obtidas através do site: www.basenacionalcomum.mec.gov.br.  Também através deste endereço eletrônico qualquer cidadão poderá enviar contribuições.

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086