Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Profissionais da Secretaria de Educação participam de capacitação

Por Marianne Rodrigues em 12/07/2017
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a Universidade Veiga de Almeida realizaram nesta terça-feira (11) o segundo encontro da capacitação para gestores, orientadores e supervisores escolares da Secretaria de Educação. Com o tema “Prevenção ao uso de drogas e ações redutoras de vulnerabilidade nas unidades escolares”, a reunião aconteceu no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR).

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a Universidade Veiga de Almeida realizaram nesta terça-feira (11) o segundo encontro da capacitação para gestores, orientadores e supervisores escolares da Secretaria de Educação. Com o tema “Prevenção ao uso de drogas e ações redutoras de vulnerabilidade nas unidades escolares”, a reunião aconteceu no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR).


 

A qualificação faz parte do projeto de extensão do curso de Psicologia da Universidade e tem como objetivo auxiliar o corpo docente e administrativo das escolas a construir coletivamente um plano de prevenção ao uso de drogas. Também participaram do encontro representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, CT e membros do grupo Alcoólatras Anônimos (AA).

 

De acordo com o secretário de Educação, Walzi Sampaio, a presença da Universidade representa uma iniciativa multiplicadora. “Os atuais cenários sociais, com impacto sobre todos os sistemas de educação, requerem reflexão, análise - movimentos de entendimento melhor articulados quando sob uma ótica das disciplinas afins que, como a psicologia, dispõem de recursos metodológicos e conceituais para fundar novos pontos de partida", ressaltou.

 

O aluno de Psicologia e conselheiro em dependência química, José Ricardo da Silva, falou sobre a temática. “O objetivo foi preparar os educadores para o desenvolvimento de projetos de ações nas escolas, com uma dinâmica que estará motivando a participação dos alunos”, destacou o instrutor.  

 

O projeto visa  ainda orientar, informar e promover reflexões sobre o tema, colaborando com a possibilidade de redução do índice do uso de drogas e suas problemáticas na população infanto-juvenil da região. A culminância das atividades desenvolvidas pelas escolas está prevista para o dia 14 de novembro, com apresentações das campanhas no Teatro Municipal Dr. Átila Costa.