Em parceria com a Prefeitura, Programa Estadual “Rio Rural” contempla pequenos produtores aldeenses

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, promoveu na Câmara Municipal, em parceria com o Governo do Estado, a cerimônia oficial de entrega de recursos financeiros a pequenos produtores rurais dos bairros Retiro, Botafogo e São Mateus. Ao todo, 64 produtores rurais do município foram contemplados com verbas do Banco Mundial, dentro do Programa “Rio Rural”, da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária. Cada um dos pequenos produtores beneficiados receberá uma verba que pode variar entre R$ 7 mil a R$ 10 mil para o desenvolvimento de projetos em suas propriedades, atendendo a critérios de seleção adotados pelo Programa. O valor poderá ser de até R$ 15 mil, caso formem grupos de trabalho.

Para o Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, essa é uma oportunidade única que os pequenos produtores devem aproveitar da melhor maneira.

“Vamos dar todo o apoio aos projetos desenvolvidos por esses pequenos produtores. Lembrando que os que possuem parceria com a produção de merenda escolar podem ter sua ajuda ampliada para R$ 10 mil e os que formarem grupos de projetos, poderão chegar a R$ 15 mil. É um momento muito especial para a pequena produção rural sustentável em nossa cidade, pois não se trata apenas de recursos financeiros, mas de apoio técnico de pessoas especializadas”, destacou.

O critério para a seleção dos produtores foi o desenvolvimento de projetos de qualidade ambiental, conforme estabelecido pelo Programa. Na ocasião, houve ainda um sorteio para a ordem dos projetos, onde foram escolhidos de dez em dez produtores. Os dez primeiros sorteados darão o pontapé inicial em seus projetos, auxiliados pela equipe estadual e pela Secretaria Municipal de Agricultura.

O Programa “Rio Rural” visa a melhoria da qualidade de vida no campo, conciliando o aumento da renda do produtor rural com a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Para atingir este objetivo, desenvolve uma estratégia de ação com as comunidades que vivem nas microbacias hidrográficas. O programa incentiva a adoção de sistemas produtivos sustentáveis, com técnicas mais eficientes e ambientalmente adequadas.