400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Projeto BuZum! chega às Escolas de São Pedro da Aldeia

Por Mônica em 12/09/2013
Imagem da Notícia: Alunos de dezesseis escolas da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia recebem esta semana o Projeto Buzum. Através de parceria entre a Prefeitura e a CCR ViaLagos, um ônibus transformado em teatro de bonecos para crianças percorre escolas do município com espetáculos educativos. O projeto começou na quarta-feira (11) e seguirá até sexta-feira (13). Nesta quinta-feira (12) alunos da Escola Municipal Antônio Vaz da Silva, E.M. Paulo Roberto Marinho. E.M. Elízio da Costa Moreira e E.M. Barnabé Mariano de Souza assistiram ao espetáculo. Em cada escola acontecem seis apresentações por dia, sendo três pela manhã e três à tarde.


 

Alunos de dezesseis escolas da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia recebem esta semana o Projeto Buzum. Através de parceria entre a Prefeitura e a CCR ViaLagos, um ônibus transformado em teatro de bonecos para crianças percorre escolas do município com espetáculos educativos. O projeto começou na quarta-feira (11) e seguirá até sexta-feira (13). Nesta quinta-feira (12) alunos da Escola Municipal Antônio Vaz da Silva, E.M. Paulo Roberto Marinho. E.M. Elízio da Costa Moreira e E.M. Barnabé Mariano de Souza assistiram ao espetáculo. Em cada escola acontecem seis apresentações por dia, sendo três pela manhã e três à tarde.

De acordo com os organizadores as sessões gratuitas, são para crianças de 3 a 10 anos, além de professores e acompanhantes. Por meio de seus espetáculos lúdicos e educativos, BuZum! vai de cidade em cidade divertindo a garotada. É equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 55 espectadores por sessão.

O espetáculo Filhotes do Brasil, criado por Beto Andreetta e dirigido por Wanderley Piras e Adriana Telg, mostra diferentes facetas das relações entre pais e filhos. Ambientada na floresta Amazônica, a obra se desenvolve com uma família indígena, cujo chefe conta aos pequenos índios diversas lendas e contos sobre animais. Dividida em três planos (rio, ar e terra), a peça segue com esquetes sobre diversos tipos de bichos. Uma das curiosidades do espetáculo é a construção dos bonecos, toda feita de material orgânico, com cabaças, peneiras, buchas vegetais, entre outros materiais.

O prefeito Claudio Chumbinho esteve no ônibus com os alunos da Escola Antônio Vaz. Além dele, o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer professor Evaldo Bittencourt e as subsecretárias Edlúcia Marques e Fátima Motta também prestigiaram o evento. Após o espetáculo eles conheceram o ônibus por dentro e cumprimentaram os alunos.

O secretário Evaldo Bittencourt falou da importância da parceria entre a CCR e a Prefeitura. “Os nossos alunos têm muito a ganhar com esta parceria que educa por meio da arte, despertando nas crianças a consciência de que começa agora a construção de um mundo melhor”, disse o secretário.

Para Chumbinho, o projeto é muito importante porque trabalha com a imaginação da criança através do teatro, ao mesmo tempo em que ensina o aluno a preservar o meio ambiente em que vive e a viver de forma sustentável.