400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Projeto CRAS Cidadão anima manhã em São Matheus

Por Luana Macêdo em 30/09/2013
Imagem da Notícia: No último sábado (28), a Escola Municipalizada Paulo Roberto Marinho, recebeu no bairro São Matheus, mais uma edição do projeto itinerante “CRAS Cidadão. Realizado pela Prefeitura aldeense, através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, a ação levou diversos serviços gratuitos para a população da localidade. Entre as atividades oferecidas estavam palestras, atendimento jurídico e psicossocial, emissão de 2º via de documentos, corte de cabelo, orientações sobre Saúde Bucal, recreação infantil, aferição de pressão arterial, apresentação de capoeira, animação cultural e muita música ao vivo. Juntamente com profissionais da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, a secretária da pasta, Sandra Coelho, prestigiou o evento. A próxima escola a receber o projeto será a Escola Municipalizada Capitão Costa, na Cruz, no dia 26 de outubro.

 

No último sábado (28), a Escola Municipalizada Paulo Roberto Marinho, recebeu no bairro São Matheus, mais uma edição do projeto itinerante “CRAS Cidadão. Realizado pela Prefeitura aldeense, através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, a ação levou diversos serviços gratuitos para a população da localidade. Entre as atividades oferecidas estavam palestras, atendimento jurídico e psicossocial, emissão de 2º via de documentos, corte de cabelo, orientações sobre Saúde Bucal, recreação infantil, aferição de pressão arterial, apresentação de capoeira, animação cultural e muita música ao vivo. Juntamente com profissionais da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, a secretária da pasta, Sandra Coelho, prestigiou o evento. A próxima escola a receber o projeto será a Escola Municipalizada Capitão Costa, na Cruz, no dia 26 de outubro.

A Secretária falou das novas localidades que estão recebendo o projeto e das metas alcançadas a cada edição do CRAS Cidadão.

“Quando chegamos aos locais e vemos, por exemplo, pessoas se cadastrando nos programas sociais, participando das palestras, sabemos que são famílias que terão vidas melhores. Nessa etapa do projeto, estamos levando o CRAS Cidadão aos bairros mais distantes, para que as pessoas possam receber essas ações de cidadania”, afirmou Sandra.

Ao longo da manhã, moradores puderam aferir a pressão arterial, receber informações nos painéis sobre Combate e Prevenção a Dengue, Saúde do Idoso e do Homem, DST/Aids, Programa Hiperdia, Alimentação Saudável e distribuição de folhetos. Os trabalhos foram orientados pelo coordenador municipal dos postos de saúde, Gustavo Suarez, com apoio da acadêmica de enfermagem, Wilsiléia Lopes. Durante o evento, aconteceram ainda apresentações de percussão dos usuários dos CRAS, informações sobre o CADÚnico, Programa Bolsa Família e palestras sobre Saúde Bucal, Saúde da Mulher e Meio Ambiente.

Aproveitando a oportunidade para regularizar a documentação e se inscrever nos programas sociais, a doméstica Maria Cláudia Mendes abordou a utilidade dos serviços levados para os cidadãos.

“Eu e minha família moramos longe do Centro de São Pedro da Aldeia, muitas vezes não podemos nos deslocar para receber esses serviços que estão a nossa disposição. Estou tirando os documentos dos meus filhos e também recebi boas informações sobre muitos assuntos. Esse projeto é muito bom para toda a comunidade”, afirmou Maria.