Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Projeto CRAS Cidadão movimenta manhã de sábado no Parque Arruda
RSS
Por Raíra Morena em 31/08/2013
A manhã desse sábado (31) foi movimentada na Escola Municipal São Francisco de Assis, no bairro Parque Arruda, com a chegada do Projeto "CRAS Cidadão". Realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, a ação itinerante levou diversos serviços gratuitos para a população da localidade. Entre as atividades oferecidas estavam palestras, atendimento jurídico e psicossocial, emissão de 2º via de documentos, corte de cabelo, orientações sobre Saúde Bucal, recreação infantil, aferição de pressão arterial, apresentação de capoeira, animação cultural e muita música ao vivo. O evento foi prestigiado pela Secretária da pasta, Sandra Coelho, a Sandra de Badu.


A Secretária se mostrou feliz com a participação da população em todas a edições do projeto e falou sobre a nova fase da ação. "Para nós é uma felicidade imensa retomar essa ação, que tem levado cidadania, lazer e serviços gratuitos para diversos bairros do nosso município. Hoje estamos iniciando uma nova etapa do projeto, percorrendo as localidades mais distantes da nossa sede e dos CRAS, começando pelo Parque Arruda. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços, fortalecer os vínculos comunitários e promover a inclusão social. Estamos muito felizes de ver a participação de toda a população do bairro. Agradeço a toda equipe valente da Secretaria e ao Prefeito Cláudio Chumbinho que tem nos dado a oportunidade de realizar", disse.   


Durante o evento, representantes da Fundação Leão XIII emitiram cerca de 40 documentos, entre 2ª via de identidade, certidão de nascimento e casamento. Oportunidade bem aproveitada pela dona de casa Mirian Silveira, que solicitou a expedição da 2ª via da carteira de identidade e certidão de nascimento do filho de dois anos. "Para nós, que temos dificuldade de nos deslocar para o Centro da cidade, está sendo muito importante ter esse serviço perto da gente. Facilita muito. Espero que volte sempre", disse.


Ao longo da manhã, moradores puderam aferir a pressão arterial na tenda da Saúde, montada na entrada da Escola. O espaço também disponibilizou painéis informativos sobre Combate e Prevenção a Dengue, Saúde do Idoso e do Homem, DST/Aids, Programa Hiperdia, Alimentação Saudável e distribuição de folhetos. Os trabalhos foram orientados pelo coordenador municipal dos postos de saúde, Gustavo Suarez, com apoio da acadêmica de enfermagem, Wilsiléia Lopes. 


Corte de cabelo, música ao vivo com o cantor e usuário Adriano Marques, plantão de atendimento jurídico, psicossocial e orientações sobre o Programa Bolsa Família também fizeram parte da programação do dia.


Diretor há nove anos da Escola, Froebel Defante comemorou a intensa movimentação no sábado letivo. "Pedimos autorização à Secretaria de Educação para realizar a ação junto ao sábado de atividades extracurriculares dos alunos, justamente para atrair toda a comunidade escolar, pais, alunos e funcionários, nessa grande ação social", disse o diretor, que aproveitou a ocasião para abrir um bazar de brinquedos, roupas e sapatos usados. "Com diversas doações, conseguimos abrir esse bazar e todo o dinheiro arrecadado será investido na festa de formatura dos alunos dos 5º ano".


A Higiene Bucal também foi destaque na ação. Com o apoio da auxiliar de consultório dentário, Daniele Bersoti, o coordenador municipal de Saúde Bucal, Josemar Rodrigues, forneceu diversas orientações sobre Saúde Bucal, técnicas de escovação e realizou aplicação de flúor. Para as palestras, foram usados materiais como cartazes educativos, modelos de gesso, escova dental para demonstração, espelho comum e escovas dentais infantis. Ao final, os alunos receberam kits de escovação. 


Ainda na programação infantil, muita diversão para a garotada com o pula-pula, animação cultural e apresentação de capoeira com o Mestre Neguinho e a equipe da Associação Capoeira Regional Axé Magia, formada por usuários dos CRAS do Morro dos Milagres, Rua do Fogo, Alecrim e Porto da Aldeia. Há 10 anos a frente do grupo, o Mestre fez questão de elogiar o projeto que vem sendo desenvolvido dentro dos bairros. 


"Parabéns a Secretária e a todos da equipe por essa iniciativa, que tem dado a oportunidade da gente desenvolver a capoeira não só dentro dos CRAS mas, através dessa ação, levar a cultura brasileira, a educação, o respeito, a disciplina e a cidadania que essa arte carrega também para as comunidades mais distantes", disse. 


Além das coordenadoras e equipes dos CRAS do município, o evento também contou com a participação da dirigente escolar e primeira diretora da E. Mz. São Francisco de Assis, na década de 80, dona Marinete da Silva. "Ver essa importante ação acontecendo na escola que dirigi por 16 anos é muito emocionante", comentou. O projeto acontecerá uma vez por mês em uma localidade diferente. A próxima escola a receber a ação será a Escola Municipal Paulo Roberto Marinho, no bairro São Matheus, no dia 28 de setembro.

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086