Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia.

Trabalho e desenvolvimento

Projeto “Escolas Preparadas” tem início no bairro Vinhateiro

Por Marianne Rodrigues em 13/06/2018
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Superintendência de Defesa Civil e da Secretaria de Educação, deu início ao projeto “Escolas Preparadas”, nesta quarta-feira (13), na Escola Municipal Vinhateiro, localizada em bairro de mesmo nome. Na ocasião, os alunos participaram da apresentação do projeto e aprenderam noções de Ordem Unidade. A diretora da unidade escolar, Elizabeth Oliveira, participou do primeiro dia de atividades.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Superintendência de Defesa Civil e da Secretaria de Educação, deu início ao projeto “Escolas Preparadas”, nesta quarta-feira (13), na Escola Municipal Vinhateiro, localizada em bairro de mesmo nome.  Na ocasião, os alunos participaram da apresentação do projeto aprenderam noções de Ordem Unidade. A diretora da unidade escolar, Elizabeth Oliveira, participou do primeiro dia de atividades.


 

A ação tem como objetivo capacitar a comunidade escolar, em especial os alunos do 6° ao 9° ano, para lidar com situações de riscos a que estão expostos. A turma é composta por 50 estudantes e os encontros vão acontecer três vezes na semana, dentro do período de um mês, das 8h30 às 11h30. A proposta tem a meta inicial de capacitar 1.200 crianças, entre seis e 12 anos de idade, até o término do ano letivo vigente.


 

O diretor da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio, falou sobre a expectativa para o projeto. “Nesse primeiro dia de aula já observamos que os alunos se identificaram com os temas abordados. O objetivo é preparar esses jovens para diagnosticar situações de risco, não só no coletivo, mas no individual. Tenho certeza que esse projeto vai ser um sucesso e vamos colher bons frutos. Os alunos serão multiplicadores desse conhecimento e, assim, conseguirão amenizar os riscos para eles mesmos e para o ambiente escolar”, afirmou.


 

O “Escolas Preparadas” pretende sensibilizar os alunos a integrarem o projeto por meio de várias atividades, tais como palestras sobre suicídio, bullying, engasgamento, combate a incêndio, primeiros socorros, acidentes domésticos, meio ambiente, descarte de lixos e histórico geográfico do município de São Pedro da Aldeia. Também serão abordadas as doutrinas da Defesa Civil e uma ação que mostrará um plano de evacuação de emergência. 


 

A diretora da Escola Municipal Vinhateiro, Elizabeth Oliveira, falou sobre a iniciativa. “Agradeço pela escolha da unidade escolar ser a primeira a receber o projeto. Foi uma decisão muito bem feita, pois passamos por dificuldades em relação à disciplina de alguns alunos. O ‘Escolas Preparadas’ alcançará 50 estudantes do Vinhateiro e eles estão felizes em poder participar”, disse.