Projeto no Horto Escola recebe materiais recicláveis em troca de desconto na conta de luz

Em parceria com a distribuidora de energia elétrica Enel, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Ambiente, aderiu ao programa de reciclagem “Ecoenel”. Para participar do projeto, basta que os moradores clientes da empresa levem seus materiais recicláveis, como papelão, livros, revistas, alumínio e garrafas PET, ao posto de coleta, situado no Horto Escola Artesanal, no bairro Balneário das Conchas, no período das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Em troca, o participante recebe um bônus em sua próxima fatura de energia.

De acordo com o Secretário de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Luciano Pinto, a iniciativa traz benefícios para a população e para o meio ambiente. “O Ecoenel assim como todos os projetos e iniciativas de reciclagem são muito bem vistos por toda e qualquer administração, pública ou privada. No nosso caso, nós fomentamos o projeto no intuito da população disponibilizar seus materiais recicláveis à destinação correta e ter alguma bonificação pela sua atitude 100% ambiental. Todo projeto que nós pudermos ter um viés de promover a sustentabilidade e uma economia viável, nós estaremos apoiando em São Pedro da Aldeia”, disse.

Para participar, o morador deve apresentar sua conta de energia com o número de cliente. Após a entrega dos materiais recicláveis no posto de coleta, o participante cadastrado recebe ainda um cartão do Programa, pessoal e intransferível, válido para as próximas entregas. Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica, pode se cadastrar no projeto. Os resíduos devem ser entregues limpos e separados previamente por tipo. Em São Pedro da Aldeia, o ecoponto do Horto Escola recebe materiais como papelão, papel misto, livros, revistas, latinhas de alumínio, garrafas PET e plástico misto (embalagens de água sanitária, amaciante, detergente, sabão em pasta, desinfetante, shampoo etc).

Coordenadora municipal do programa, Mônica Cristina Ferreira comentou sobre o funcionamento do projeto. “Nós disponibilizamos uma lista de materiais recicláveis que podemos receber em nossa unidade. Infelizmente, não são todos os resíduos que recebemos porque dependemos da recicladora, que só trabalha com alguns tipos de materiais. De acordo com a tabela de preços do programa, é feito um cálculo por cada resíduo e o valor total em bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente”, explicou.

Entre fevereiro de 2017 e março de 2018, o município arrecadou quase 20 mil toneladas de resíduos sólidos, dentro do Programa. Todo o volume arrecadado é separado em containers e repassado a uma recicladora, que garante a destinação correta aos materiais.