Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Projeto Saúde do Pescador é realizado com sucesso no bairro Ponta do Ambrósio em São Pedro da Aldeia

Por Gabrielly Costa em 28/08/2014
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o Projeto Saúde do Pescador, na Unidade de Saúde da Família (USF) do Ponta do Ambrósio. A ação, uma iniciativa da equipe da USF do bairro e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), será realizada sempre na última quarta-feira de cada mês, com ações diversas. A proposta é oferecer uma atenção especial ao grande número de pescadores moradores da área e facilitar o acesso desse público ao cuidado à saúde. Na ocasião, foram realizados recadastramentos do cartão do SUS, atendimentos de enfermagem, odontológicos e, quando necessário, médico. O Projeto visa atender especialmente aos pescadores do bairro e será realizado novamente no dia 24 de setembro.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o Projeto Saúde do Pescador, na Unidade de Saúde da Família (USF) do Ponta do Ambrósio. A ação, uma iniciativa da equipe da USF do bairro e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), será realizada sempre na última quarta-feira de cada mês, com ações diversas. A proposta é oferecer uma atenção especial ao grande número de pescadores moradores da área e facilitar o acesso desse público ao cuidado à saúde. 



Na ocasião, foram realizados recadastramentos do cartão do SUS, atendimentos de enfermagem, odontológicos e, quando necessário, médico. O Projeto visa atender especialmente aos pescadores do bairro e será realizado novamente no dia 24 de setembro.



 “É muito importante cuidar integralmente da saúde dos pescadores do bairro. Geralmente, eles só vêm à unidade quando estão doentes, então esse Projeto é mais para prevenção e também para fazer o atendimento de rotina”, explicou a médica generalista da USF Ponta do Ambrósio, e profissional do Programa Federal “Mais Médicos”, Maria Eugenia Gonzales Cesar.



Pescadora e moradora do bairro, dona Maria José dos Santos foi acompanhada do marido, também pescador, e aproveitou a oportunidade para fazer o recadastramento de seu cartão do SUS.



"Essa é a primeira vez que venho na unidade e a equipe está de parabéns! Tem gente que não faz isso que a Prefeitura e a equipe de saúde do bairro estão fazendo, a população merece essa dedicação. A iniciativa da equipe foi muito boa, meu marido não gosta de fazer exame e nem de ir ao médico, mas veio me acompanhar hoje. Ele também é pescador, nós iremos participar de todos os dias de Projeto. Hoje, fiz o recadastramento do meu cartão do SUS e o atendimento de enfermagem", disse.