400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Projeto Tecendo o Saber beneficiará comunidade aldeense

Por Mônica em 13/09/2013
Imagem da Notícia: O projeto será desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O objetivo é atender alunos com defasagem idade/série do Ensino Fundamental. O “Tecendo o Saber” oferecerá aos cidadãos aldeenses, a oportunidade de concluir o primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), ampliando dessa forma seus horizontes para o futuro.

    

São Pedro da Aldeia vai receber o Projeto Tecendo o Saber. Desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho o projeto é fruto da  parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O objetivo é atender alunos com defasagem idade/série do Ensino Fundamental. O “Tecendo o Saber” oferecerá aos cidadãos aldeenses, a oportunidade de concluir o primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), ampliando dessa forma seus horizontes para o futuro.  O projeto terá início no dia primeiro de outubro com duração de 18 meses.

A apresentação do projeto para toda comunidade, será no dia 17 de setembro (quarta-feira), às 18 horas na Escola Municipal Elízio Ignácio Rangel. O curso será ministrado na Escola Municipal Elízio Ignácio Rangel, na Estrada da Baleia.  As aulas acontecerão das 18h até 21h30, de segunda a quinta-feira. Os interessados devem se inscrever, a partir desta sexta-feira (13) das 10h às 17 horas. As inscrições são gratuitas. Para se inscrever é necessário levar os documentos pessoais.

O projeto oferece 12 livros, sendo oito para o aluno - quatro de textos e quatro de atividades - e quatro para orientação do trabalho dos professores, além de uma coleção de 75 vídeos - sendo 65 para os alunos e 10 para a formação dos professores.

A metodologia utilizada é pautada na teoria de Paulo Freire e parte do saber que o aluno já possui, resgatando o valor de sua biografia, ao tempo que cria todas as condições para que ele construa novos conhecimentos. A tematização das grandes questões da atualidade, levada a efeito pelo Tecendo o Saber, orienta para a busca coletiva de uma melhor qualidade de vida e da transformação da sociedade.