Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Projeto Telecurso é apresentado em escola do bairro São Mateus
RSS
Por Viviane Teixeira em 24/09/2015


 

Foi apresentado na noite de quarta-feira, dia 23 de setembro, na Escola Municipal Paulo Roberto Marinho, localizada no bairro São Mateus em São Pedro da Aldeia, o Projeto Telecurso que tem como objetivo oferecer a jovens e adultos a oportunidade de concluir o ensino fundamental. Para a apresentação, estiveram presentes representantes da Fundação Roberto Marinho e da Fazenda Cardeiros, pertencente à família. O secretário municipal de Educação, professor Evaldo Bittencourt, recebeu os visitantes acompanhado pela equipe da SEMED.


 

Abrindo o encontro, a assessora pedagógica da SEMED, Patrícia Lima, apresentou os convidados e falou sobre o motivo do encontro:

 

“Estamos muito felizes com a presença de todos aqui nesta noite. A nossa proposta é apresentar e ofertar a vocês a possibilidade de voltarem à escola e para isso contamos com parceiros muito interessados. Tenho certeza que todos vão gostar muito desta metodologia”, disse.


 

O secretário de Educação de São Pedro da Aldeia, professor Evaldo Bittencourt, falou sobre a importância dos parceiros da educação aldeense e também sobre a necessidade de adesão ao projeto:

 

“Quero agradecer ao Prefeito Cláudio Chumbinho pelas parcerias que temos conquistado em prol da educação aldeense. Gostaria também de lembrar que a Educação não é só responsabilidade de quem está no governo, mas também de toda a sociedade, por isto, fico muito feliz em estar aqui hoje, contando com a presença de vocês nesta escola. Esta é a primeira conversa, aqui nesta localidade, para a implantação do Projeto Telecurso. Queremos dar continuidade e construir esta caminhada juntos. Tenho certeza que teremos muito sucesso”, disse o secretário.

 

A diretora da unidade escolar, Jacqueline Brumana, falou sobre a importância da aproximação da comunidade com a escola:

 

“A escola tem que ser da comunidade e para isso buscamos sempre a administração democrática. Acredito que a aproximação da Fundação Roberto Marinho, neste momento, é muito feliz e apropriada. Desejamos que vocês abracem este projeto. Aproveitem!”.


 

Representante da Fundação Roberto Marinho, Márcia Capra falou sobre a satisfação em realizar o Projeto Telecurso:

 

“É vibrante sentir esses olhares, por enquanto desconfiados, de vocês. Mas é muito bom rever estes olhares após o encerramento do Projeto, o olhar do aluno que é de agradecimento. Tenho certeza que vocês vão sentir isso”, disse.


 

Logo após, o também representante da Fundação Roberto Marinho, Marcelo Moreira, falou sobre o projeto educacional, reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC, que tem como base as teleaulas, com material didático próprio e professor para aulas presenciais. Também apresentou vídeos com depoimentos de alunos e ex-alunos relatando as experiências vividas no Telecurso.


 

Em seguida, os presentes preencheram fichas de cadastro de interesse para a formação de turmas. De acordo com Patrícia Lima, são necessárias 30 pessoas inscritas para que o projeto tenha início na escola. Vale lembrar que as inscrições continuarão abertas até o dia 9 de outubro, data limite para que a SEMED e a Fundação Roberto Marinho tenham a certeza de que há número suficiente de alunos, após, continuarão disponíveis vagas para jovens e adultos. A Escola Municipal Paulo Roberto Marinho fica à Rodovia Amaral Peixoto, km115, no bairro São Mateus. As inscrições podem ser feitas por qualquer cidadão aldeense de segunda a sexta-feira das 7h às 17h30 na secretaria escolar.

 

Uma das primeiras pessoas a se inscrever, Marinete Silveira, de 51 anos, se disse animada com o projeto: “Já estava pensando em voltar a estudar no ano que vem, agora com esta oportunidade voltarei mais cedo”, disse a moradora do bairro São Mateus que largou os estudos no 5º Ano. Isaías de Mendonça, de 52 anos, também morador do bairro, falou sobre a volta aos estudos: “Tive que deixar a escola no 4º Ano porque tive que trabalhar. Agora estou animado para voltar”.

 

O projeto Telecurso já está em funcionamento em São Pedro da Aldeia desde outubro de 2013 na Escola Municipal Elízio Ignácio Rangel, no bairro da Baleia. Na unidade escolar existem duas turmas, uma que atende ao Ensino Fundamental II (6º a 9º Ano) e o Projeto Tecendo o Saber, turma com alunos do Fundamental I (1º a 5º Ano). Na escola, o projeto será encerrado com a formatura dos alunos no próximo mês de novembro.

 

Além das pessoas já citadas, também compareceram ao evento na Escola Municipal Paulo Roberto Marinho as representantes da Fazenda Cardeiros Flávia Silva e Cristina Garcia e a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos – EJA - da SEMED, Adriana Campos. 

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086