400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Projeto “Viver Bem Feliz” é marcado por ações do Outubro Rosa no Alecrim

Por Raíra Morena em 17/10/2013
Imagem da Notícia: Para marcar o mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, promoveu uma edição especial do Projeto Itinerante “Viver Bem Feliz” em homenagem à Campanha Outubro Rosa. O evento animou a tarde desta quinta-feira (17) no CRAS do bairro Alecrim com diversas atividades alusivas à Saúde da Mulher. A programação contou com muita música ao vivo, lanche, apresentação de usuários, painel informativo, palestra sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença, com orientações sobre o autoexame e distribuição de lembrancinhas. A ação contou com a presença da Secretária da pasta, Sandra Coelho, a Sandra de Badu.

Para marcar o mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, promoveu uma edição especial do Projeto Itinerante “Viver Bem Feliz” em homenagem à Campanha Outubro Rosa. O evento animou a tarde desta quinta-feira (17) no CRAS do bairro Alecrim com diversas atividades alusivas à Saúde da Mulher. A programação contou com muita música ao vivo, lanche, apresentação de usuários, painel informativo, palestra sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença, com orientações sobre o autoexame e distribuição de lembrancinhas. A ação contou com a presença da Secretária da pasta, Sandra Coelho, a Sandra de Badu.

A Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Sandra Coelho,  destacou a importância de levantar o tema dentro do Projeto que, semanalmente, percorre um CRAS diferente com diversas atividades lúdicas de promoção ao lazer e à integração social. “Toda quinta-feira, o Projeto está em um CRAS diferente. O tema escolhido fica a critério da equipe do CRAS que hoje foi muito feliz em ter escolhido o Outubro Rosa, acompanhando esse mês de conscientização mundial. Através dessa ação, estamos levando não só o lazer e o entretenimento, mas também sensibilização e informação sobre a importância do cuidado com a saúde e da prevenção ao câncer de mama. Toda a equipe está de parabéns por esse bonito trabalho”, disse.

Para o projeto, o ambiente ganhou decoração em tons de rosa: painéis informativos, cartazes com mensagens de conscientização e recortes produzidos pelos usuários do CRAS foram dispostos nas paredes. A recepção da unidade foi ornamentada com flores, mensagens e o tradicional laço rosa, símbolo da campanha, que também foi distribuído para as mulheres.  Tudo feito pelos usuários em parceria com a equipe do CRAS.

Trabalhamos a temática com cada oficina do CRAS. As oficinas de Capoeira e Brinquedoteca ficaram responsáveis pela decoração e as oficinas de Música e Educação Física também preparam apresentações especiais dentro do tema. O objetivo foi promover um dia festivo, mas também informativo, com foco no fortalecimento de vínculos, no lazer e na integração social”, destacou a coordenadora da unidade, Thaynara Sant'anna.

O evento contou ainda com uma palestra sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e orientações para o autoexame, com material demonstrativo. Durante a tarde, as oficinas de Música e Educação Física presentearam os convidados com apresentações de dança e violão. Sob o comando do músico e compositor Jorge Luperce, o Grupo de Violão formado por mulheres apresentou uma música feita especialmente para o dia. Enquanto isso, o cantor Adriano Marques mais uma vez animava a tarde com ritmos variados.

Usuária do CRAS há dois anos, a dona de casa Angélica Salvador compareceu à festa acompanhada da filha Isabel, de 15 anos. A moradora do Alecrim destacou o papel do CRAS em sua vida. “Depois que eu entrei para o Grupo de Ginástica do CRAS, minha vida mudou para melhor. Fiquei mais disposta, perdi peso. Inclusive tenho incentivado outras pessoas para participar. Além disso, tenho vindo em todas as edições do projeto. Para nós é muito importante ter esse momento de confraternização”, ressaltou.

Tópicos: Outubro Rosa , CRAS , Projeto Viver Bem Feliz