Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura de
São Pedro
da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Rede Municipal de Ensino participa da Oficina Itinerante de Vídeo Tela Brasil
RSS
Por Mônica Marins em 04/06/2013

 

As aulas da Oficina Itinerante de Vídeo Tela Brasil tiveram início no último sábado (01) e prosseguiram domingo (02) durante todo o dia no Horto Escola Artesanal. A partir da última segunda-feira (03) o curso seguiu com aulas noturnas. Vinte e Cinco alunos da Rede Municipal de Ensino, professores e um representante da Secretaria de Educação compõem a turma. De acordo com informações da CCR Via Lagos, patrocinadora do evento, durante onze dias os alunos têm aulas de roteiro, produção, direção e edição. Eles farão três curtas-metragens, que serão exibidos em sessão aberta à comunidade, no dia 15 de junho, no Teatro Municipal Átila Costa, em São Pedro da Aldeia.  


Para os estudantes que fazem o curso esta é uma novidade e ao mesmo tempo uma oportunidade de aprender coisas novas. Segundo Islleny Jerônimo, aluna do 8º ano da Escola Municipal Dulcinda Jotta Mendes o curso é muito bom porque é possível interagir. Ela está encantada com o que tem aprendido.

Já para o aluno Tiago França, que cursa o 8º ano na Escola Municipal Paineira, aprender fazer na prática é a melhor coisa do curso. 



Se o trabalho atrás das câmeras fascina alguns, o que deixa outros motivados é estar do outro lado, ou seja, atuar na frente das câmeras. Maria Júlia Boy, que estuda no 7º ano, na Escola Municipal Antônio Vaz da Silva disse que sempre quis ser atriz e esta é uma chance que ela tem de mostrar o seu talento: “O curso superou todas as minhas expectativas, estou amando e agora mais do que nunca sei o que quero fazer: quero atuar”, disse a jovem.

A professora Francine Barbosa, explicou que em onze dias os alunos terão aulas teóricas de roteiro, direção, direção de atores, fotografia, direção de arte, som e produção. Ela informou também que no próximo fim de semana os alunos do curso produzirão três curtas-metragens que serão exibidas posteriormente.

Com o patrocínio da CCR ViaLagos, o projeto pensado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi acumula 319 vídeos, realizados por 2.398 alunos, de 104 municípios. “O projeto dá ferramentas para que jovens de diferentes cantos do país contem, por meio do audiovisual, suas próprias histórias”, afirma Laís Bodanzky. “Em sete anos, colecionamos histórias que nos surpreendem, algumas delas premiadas em importantes festivais de curtas-metragens”, completa Luiz Bolognesi. 



Entre os trabalhos realizados em Oficinas Tela Brasil, já foram premiados o curta Tia Dita (20º Festival Internacional de Curtas de São Paulo; VIII Festival Araribóia, em Niterói; e 16ª edição do Vitória Cine Vídeo, em Vitória), Pão com mortadela e meia mussarela (19º Festival  de Curtas de São Paulo, Goiânia Mostra Curtas, Visorama 3, Festival Visões Periféricas e CineCufa 2009), Dr. Poporowiscky (4º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do MERCOSUL e Festival CineCufa).

  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086