Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

Resgate das tradições culturais em São Pedro da Aldeia
RSS
Por Renato Silveira em 29/12/2014

O principal investimento da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em 2014, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer foi o resgate das tradições e do patrimônio cultural do município. As ações que  foram iniciadas em 2013  tiveram forte continuidade neste ano que termina.

 

Para o prefeito Cláudio Chumbinho, uma cidade histórica como São Pedro da Aldeia necessita de investimentos no resgate de sua cultura.

“Temos quase 400 anos e precisamos trabalhar o resgate de nossas principais tradições. Nosso trabalho na Cultura é também nesse sentido” afirmou.

 

Um dos mais imponentes casarões da cidade, a Casa dos Azulejos, foi transformada em sede da secretaria e vem sendo palco de importantes eventos, como a recente Cantata de Natal, quando estudantes da Escola Municipal do Vinhateiro se apresentaram ocupando as janelas do prédio histórico onde dormiu a princesa Isabel. 

 

As festas populares também vêm sendo resgatadas pela atual administração. Um dos principais resgates foi a realização, após 12 anos, da tradicional Festa do Folclore, que apresenta manifestações artísticas e gastronômicas de regiões e estados brasileiros e também de alguns países.

 

A Festa do Padroeiro São Pedro, que misturava manifestações artísticas com religiosas e que até 2012 tinha virado uma festa apenas para a Igreja, voltou a acontecer a partir de 2013 e passou novamente a  ser uma tradição para toda a população. Festas tradicionais de bairros como Estação, Boqueirão e Porto da Aldeia voltaram a acontecer com apoio do governo municipal. A Festa do Peixe, na Praia da Baleia, também voltou a acontecer.

 

O Carnaval de rua, no Centro e nas inúmeras praias da cidade, também tem como principal ideia o resgate, principalmente nos blocos mais tradicionais, como o dos Camisolas, das Piranhas do Porto, entre outros, além do Bloco dos Bonecões, com representações das principais figuras carnavalescas da cidade.

 

Além do importante resgate de tradições e patrimônios históricos, a Cultura aldeense realiza eventos semanais durante todo o ano, como os projetos “Música na Praça” e “É tempo de alegria na praça”. O primeiro acontece na Praça Agenor Santos (da Matriz) e reúne músicos da região que se apresentam as sextas e sábados, a partir das 21h, para as famílias e visitantes aldeenses. Já o segundo acontece aos sábados, a partir das 9h, nas praças dos bairros, contemplando um a cada semana, levando lazer, atividades e música para os bairros.

 

O Teatro Municipal Átila Soares da Costa, onde funciona também a Escola de Artes, com cursos de dança, teatro, violão e outros, apresenta espetáculos teatrais quase todos os finais de semana, com artistas locais e da televisão. A Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, onde no momento está montada a Casa do Papai Noel, é o cenário para diversas exposições com artistas locais.

 

Para a secretária das pastas, Sandra Coelho, o principal investimento da Cultura é na tradição aldeense.

“Somos um município com fortes tradições culturais, o nosso carnaval sempre teve força, nossas festas populares idem. Mas precisamos ir além disso e manter e divulgar as manifestações artísticas que acontecem hoje na cidade. Trabalhamos com esses dois polos” afirmou.

 


  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086