400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Responsáveis recebem orientação sobre caso de meningite em escola

Por Viviane Teixeira em 10/07/2015
Imagem da Notícia: Foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 10 de julho, na Escola Municipal José Teixeira Paulo, no bairro Balneário das Conchas em São Pedro da Aldeia, uma reunião promovida pela Prefeitura aldeense, por meio das secretarias municipais de Educação (SEMED) e Saúde, e pela direção da unidade escolar, com o objetivo de orientar e tirar todas as dúvidas dos responsáveis sobre o caso de meningite identificado em uma aluna da escola nesta semana.


 

Foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 10 de julho, na Escola Municipal José Teixeira Paulo, no bairro Balneário das Conchas em São Pedro da Aldeia, uma reunião promovida pela Prefeitura aldeense, por meio das secretarias municipais de Educação (SEMED) e Saúde, e pela direção da unidade escolar, com o objetivo de orientar e tirar todas as dúvidas dos responsáveis sobre o caso de meningite identificado em uma aluna da escola nesta semana.



Representante da Saúde, a coordenadora Janete Rangel informou aos presentes que não há risco algum das crianças frequentarem as aulas normalmente. De acordo com ela, a menina, que adquiriu o tipo de meningite bacteriana, encontra-se ainda internada, mas os pais, pessoas mais próximas e de contato diário e direto com a criança, já foram medicados com o objetivo de evitar contágio. Janete falou aos responsáveis sobre a importância de manter o cartão de vacinação das crianças em dia, além de lembrar sobre a necessidade de deixar ambientes arejados, já que doenças deste tipo se propagam mais no inverno, época em que as dependências ficam mais fechadas. Informou também sobre a importância da higiene pessoal e da higienização de alimentos, sobre o hábito equivocado de beijar os filhos na boca e também sobre o uso inadequado de anti-inflamatórios, pois este tipo de medicamento pode mascarar doenças mais sérias.



A coordenadora da saúde municipal descartou ainda a necessidade de uma campanha de vacinação contra a doença para toda a população aldeense. Segundo ela, esta atitude só é viável em casos de epidemia. Sobre o surto de caxumba que atinge o estado do Rio de Janeiro, Janete informou que a secretaria estadual de Saúde vem acompanhando o município e, caso haja necessidade, poderá vir a promover uma campanha de vacinação.


Representante da secretaria municipal de Educação na reunião, a secretária adjunta Edlúcia Marques falou aos presentes:


“Estamos aqui para informar a vocês sobre as ações que estamos realizando no que se refere a esta situação. A SEMED e a secretaria municipal de Saúde estão acompanhando este caso desde segunda-feira, quando fomos notificados. Na terça-feira a escola passou por uma higienização, uma limpeza completa de suas dependências. Sabemos que muito foi falado, mas o procedimento foi feito pela equipe de vigilância sanitária. Hoje estamos aqui para confortar o coração de todos vocês”, disse.



A Escola Municipal José Teixeira Paulo esteve fechada na última terça-feira (07/07). O fechamento foi necessário até que houvesse um laudo oficial do tipo de meningite apresentado pela aluna; caso fosse detectado o tipo mais grave, que é a meningocócica, haveria risco para toda a comunidade escolar. A atitude foi tomada pela diretora Janilma da Costa, ato que foi enaltecido pelos responsáveis presentes à reunião. A escola voltou a funcionar normalmente na quarta-feira, após a limpeza realizada pelas equipes da secretaria de Saúde em todos os ambientes.