400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Reunião com secretários aldeenses tem apresentação do programa “Calçada Acessível”

Por Luana Macêdo em 04/07/2017
Imagem da Notícia: Nesta segunda-feira (3), o programa de mobilidade urbana “Calçadas Acessíveis” foi apresentado aos secretários de São Pedro da Aldeia. O vice-prefeito Mauro Lobo, Luiz Gustavo Tavares Guimarães, arquiteto regional da ABCP e coordenador do projeto e Marcelo Kaiuca, coordenador geral do programa, estiveram presentes à reunião.


 

Nesta segunda-feira (3), o programa de mobilidade urbana “Calçadas Acessíveis” foi apresentado aos secretários de São Pedro da Aldeia. O vice-prefeito Mauro Lobo, Luiz Gustavo Tavares Guimarães, arquiteto regional da ABCP e coordenador do projeto e Marcelo Kaiuca, coordenador geral do programa, estiveram presentes à reunião.



Durante a apresentação do programa foram definidos o secretário responsável por coordenar o grupo de técnicos da cidade e a data para o workshop participativo, que será realizado pelas ruas do centro aldeense. 



De acordo com Luiz Gustavo Tavares Guimarães, arquiteto regional da ABCP e coordenador do projeto tem suas particularidades.


“Nossa equipe chega a São Pedro da Aldeia, com muito respeito e carinho. Temos manuais semelhantes, mas cada município tem suas especificidades para o programa. É um trabalho personalizado que atende cada município dentro de suas características”, afirmou Luiz. 



O programa é desenvolvido desde 2010 e tem o objetivo de orientar técnicos, engenheiros, arquitetos, gestores públicos, lideranças de conselhos municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dos idosos. O “Calçada Acessível” envolve todos os responsáveis pela elaboração de projetos e obras que atuam na formulação de políticas públicas de mobilidade urbana.


Segundo o Firjan, o objetivo principal do projeto estruturante é desenvolver uma série de ações em parceria com a prefeitura, estimulando a discussão sobre as questões relacionadas à mobilidade urbana, proporcionando a troca de informações e experiências sobre as calçadas com padronização e acessibilidade; visando à inclusão e melhor qualidade de vida para todo o cidadão. O “Calçada Acessível” é coordenado pela representação regional FIRJAN/CIR, no Leste Fluminense.



As fases do programa são compostas por:  Reunião de apresentação do Programa, Workshop participativo de capacitação técnica, Elaboração do Manual Técnico e Folder de Calçada, reunião com prefeito e secretários, seminário de lei ou decreto do manual de acessibilidade da cidade, criação da lei ou decreto do manual de acessibilidade e impressão do manual técnico e folder de calçada.