Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Reunião discute ações de prevenção no ambiente escolar

Por Viviane Teixeira em 13/03/2015
Imagem da Notícia: Foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED, na tarde de ontem (12/03), no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos em São Pedro da Aldeia, a reunião que teve como tema “Firmando Parcerias e Buscando Estratégias para Desenvolver Ações de Prevenção nas Escolas”. Estiveram presentes ao encontro representantes da SEMED, do Conselho Tutelar, da Guarda Municipal, através da Ronda Escolar, e representante religioso.


Foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED, na tarde de ontem (12/03), no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos em São Pedro da Aldeia, a reunião que teve como tema “Firmando Parcerias e Buscando Estratégias para Desenvolver Ações de Prevenção nas Escolas”. Estiveram presentes ao encontro representantes da SEMED, do Conselho Tutelar, da Guarda Municipal, através da Ronda Escolar, e representante religioso.



Durante a reunião, conduzida pela coordenadora do Programa Saúde Preventiva nas Escolas, Maria Regina Rosa, foram debatidos assuntos como a importância da estrutura familiar na vida da criança ou adolescente, as drogas como grave problema social e a necessidade de reunir toda a comunidade escolar, e a sociedade em geral, em torno de discussões que levem a ações eficazes contra os problemas identificados no dia a dia das escolas.


A assessora do Gabinete da SEMED, Patrícia Lima, falou aos presentes sobre o acordo firmado entre Prefeitura e Ministério Público, em 2013, e as determinações por ele formalizadas, a exemplo do maior rigor contra as infrações que possam vir a ocorrer em ambiente escolar. Também comentou sobre a realização de um encontro de jovens que acontecerá no município visando reunir diferentes comunidades escolares ao redor de palestras, oficinas e demais atividades relacionadas à troca de experiências e incentivo ao aprendizado e melhores condições para estes alunos.


Durante o encontro foram sugeridas algumas ações imediatas, como a orientação e a capacitação para o pessoal de apoio nas escolas, a exemplo de inspetores e porteiros, pela convivência diária e muito próxima com os alunos. Também foi sugerido que a Ronda Escolar forneça relatórios permanentes à Secretaria Municipal de Educação.


Também estiveram presentes ao encontro o presidente do Conselho Tutelar, Luiz Medina, e o conselheiro Douglas Moreth, o padre Nelson, da Paróquia de São João Batista, o comandante Cordeiro da Guarda Municipal, os representantes da Ronda Escolar Sebastiana e Alessandro Valente, além de Lívia Cardozo, coordenadora do Programa Saúde na Escola e Marilda Lima, coordenadora dos Conselhos Escolares e representante do Comitê do Programa Mais Educação, ambas da SEMED.