400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Sala do Empreendedor de São Pedro da Aldeia promove curso de capacitação para fornecedores

Por Gabrielly Costa em 10/11/2017
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Sala do Empreendedor e da Subsecretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promoveu nesta sexta-feira (10) o curso de capacitação de Fornecedores para a Administração Pública “Uma nova oportunidade para o seu negócio”. O encontro foi realizado em parceria com o Sebrae-RJ e contou com a participação do secretário de Fazenda, Carlos Ronan Marinho.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Sala do Empreendedor e da Subsecretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promoveu nesta sexta-feira (10) o curso de capacitação de Fornecedores para a Administração Pública “Uma nova oportunidade para o seu negócio”. O encontro foi realizado em parceria com o Sebrae-RJ e contou com a participação do secretário de Fazenda, Carlos Ronan Marinho.



De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico, Paulo Jorge dos Santos, a capacitação buscou estimular o empresariado para o mercado de compras públicas. “Nós temos um interesse muito grande em fazer com que o dinheiro circule dentro do próprio município, mas muitos empresários ainda não enxergam a Prefeitura como fornecedora de serviços. Queremos aproximar o empresariado local do órgão público. Nós estamos muito empenhados em melhorar essa condição, temos a Jucerja e desenvolvemos um grande trabalho com o MEI e com a educação e formalização de mão de obra”, salientou.



A capacitação teve como público-alvo empresários que têm interesse em fornecer para a administração pública. Os participantes receberam como material de apoio a apostila “Compras Governamentais – Curso do Fornecedor”. Com metodologia elaborada em parceria com o Governo do Estado, o curso promoveu um alinhamento em relação à legislação, que oferece um tratamento diferenciado aos pequenos negócios.



O encontro foi conduzido pelo consultor da área de Políticas Públicas do Sebrae-RJ, Altaír Marques, que destacou o interesse da Prefeitura aldeense em capacitar os empresários locais. “A Prefeitura sinalizar esse interesse significa que ela está preocupada com seu ambiente de negócio. Queremos mostrar para as Prefeituras que o poder que elas têm de investir também pode fixar riqueza na cidade. São Pedro da Aldeia está recebendo a consultoria do programa ‘Cidades Empreendedoras’, que é bem completa. O curso de hoje aborda um eixo da lei geral, voltada a parte de compras e do fornecedor”, explicou.



Dentre outras questões, o encontro abordou os benefícios de se fornecer para a administração pública, a importância de fazer uma boa análise de risco e o Programa Compra Mais 2. 



Uma dinâmica simulando um pregão presencial com os participantes encerrou a capacitação. Voltado, preferencialmente, para micro e pequenos empresários do município, o curso teve alcance regional.



Representando a Prefeitura de Arraial do Cabo, Michela Bolaquine participou da capacitação e falou sobre a iniciativa. “Trabalho com gestão pública há bastante tempo e uma das maiores dificuldades é a falta de conhecimento dos empresários locais em relação a fornecimento, então a iniciativa da Prefeitura de São Pedro da Aldeia em promover essa capacitação é fundamental”, comentou.



Também participaram da atividade o presidente do Observatório Social, Felipe Serpa, e o analista de projetos do Sebrae regional, Ronald da Silva.