São Pedro da Aldeia assina Plano de Recuperação da Mata Atlântica

O Teatro Municipal Átila Soares da Costa, em São Pedro da Aldeia, foi o cenário, nesta terça-feira (27) da assinatura do Plano Regional de Recuperação e Consolidação da Mata Atlântica, envolvendo os 12 municípios do Consórcio Intermunicipal Ambiental Lagos São João. O prefeito e presidente do Consórcio, Cláudio Chumbinho, presidiu a reunião que deu o pontapé inicial para o projeto de preservação e ampliação do que ainda restou de um dos mais importantes biomas do ecossistema brasileiro. Estima-se que reste apenas 5% da vegetação original de Mata Atlântica nas cidades da região. Além do chefe do Executivo aldeense, o secretário de Estado de Ambiente, Carlos Portinho, também participou do evento.

Além do lançamento oficial do plano, para dar continuidade às comemorações do Dia Nacional da Mata Atlântica, foi montada uma tenda na Praça Hermógenes  com uma série de eventos

O evento, que comemorou o Dia Nacional da Mata Atlântica, foi produzido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em parceira com a Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj), a Ong ISER e a Secretaria de Estado de Ambiente (SEA), com a participação dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.

O prefeito Cláudio Chumbinho destacou a importância da luta pela preservação do Ambiente que está sendo realizada no município e no Consórcio.

“São intervenções pela preservação da Mata Atlântica, como a criação da primeira Unidade de Conservação Municipal envolvendo os Morros do Frade e do Milagre, pela recuperação da Lagoa de Ararauama, entre muitas outras” destacou o prefeito.

A Secretária de Ambiente, Lagoa e Pesca de São Pedro da Aldeia, Adriana Saad, explicou como funcionará a elaboração do Plano.

“Vamos reunir os municípios participantes para verificar as áreas preservadas e onde é possível fazer o reflorestamento. O planejamento será feito pela Ong ISER e após a finalização, será enviado às Câmaras Municipais e transformado em lei” explicou.

Segundo o secretário de Estado de Ambiente, Carlos Portinho, o Plano Regional de Recuperação e Consolidação da Mata Atlântica, tem tudo para ter um sucesso.

“Essa é uma região com a questão ambiental já bem estruturada, como Consórcio presidido pelo prefeito Cláudio Chumbinho e poderá contar com toda a estrutura da SEA para sua organização” afirmou.

Além do lançamento oficial do plano, para dar continuidade às comemorações do Dia Nacional da Mata Atlântica, foi montada uma tenda na Praça Hermógenes Freire a partir das 14h, com uma série de eventos.