400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

São Pedro da Aldeia atende mais de cinco mil crianças na Campanha de Multivacinação Infantil

Por Raíra Morena em 30/08/2013
Imagem da Notícia: Mais de cinco mil crianças foram atendidas em todos os 24 postos de saúde e na Policlínica do Centro durante a Campanha de Multivacinação Infantil em São Pedro da Aldeia. De acordo com informações do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, desse total, cerca de 1.780 crianças estavam com o cartão de vacinação em dia e não precisaram ser imunizadas e outras 3.511, até a manhã desta sexta-feira (30), haviam sido vacinadas. A campanha, determinada pelo Ministério da Saúde, teve como objetivo atualizar a cobertura vacinal de crianças de zero a cinco anos incompletos.

Mais de cinco mil crianças foram atendidas em todos os 24 postos de saúde e na Policlínica do Centro durante a Campanha de Multivacinação Infantil em São Pedro da Aldeia. De acordo com informações do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, desse total, cerca de 1.780 crianças estavam com o cartão de vacinação em dia e não precisaram ser imunizadas e outras 3.511, até a manhã desta sexta-feira (30), haviam sido vacinadas. A campanha, determinada pelo Ministério da Saúde, teve como objetivo atualizar a cobertura vacinal de crianças de zero a cinco anos incompletos.

 

Apesar do término oficial da campanha nesta sexta-feira (30), a coordenadora municipal de Imunização, Ângela Maria Cerqueira, informou que as vacinas de rotina continuarão sendo aplicadas diariamente nos postos de saúde do município. “Todas as doses aplicadas durante a campanha continuarão disponíveis nos postos de saúde e na Policlínica mesmo após o término da campanha, para as crianças que ainda precisarem tomar alguma vacina. É importante que os pais ou responsáveis estejam com a caderneta de vacinação da criança em mãos, para que os profissionais de saúde possam checar se o esquema de cada imunização está em dia. A atualização da caderneta é essencial para que nossas crianças possam crescer saudáveis e protegidas das doenças”, esclareceu.

 

 

De acordo com Ângela, a maior procura, de modo geral, foi pela aplicação das doses de reforço na faixa etária de quatro anos de idade. “Terminamos a campanha com uma boa demanda de atualização dos Cartões de Vacina. Conseguimos suprir 100% da demanda para todas as vacinas do calendário básico infantil e dessas, a tríplice viral teve, de maneira geral, maior procura. Esse foi o fechamento parcial do número de doses aplicadas durante a campanha. O fechamento total será divulgado na próxima semana”, disse a coordenadora. Durante a campanha, profissionais de saúde da policlínica do centro realizaram atividades lúdicas para atrair a criançada. 

 

 

 

Para a mobilização, foram oferecidas doses de todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche). Somente as localidades de Três Vendas, Orquídeas e Parque Arruda não ofereceram a vacinação.

 

 

Crianças com quadro de infecções agudas e febre acima de 38º C, com imunodepressão congênita ou adquirida (como Aids), ou que estejam se submetendo a quimioterapia e apresente alergia grave a um dos componentes da vacina não devem ser vacinadas. Em caso de dúvida, os pais devem procurar a orientação.

Tópicos: Campanha Nacional , Policlínica , Multivacinação Infantil , Vacinação , Crianças , Postos de Saúde