Atalhos de Acessibilidade


Rumo aos 400 anos de São Pedro da Aldeia

Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia

Você está em:   Skip Navigation Links

Sala de Imprensa

Notícias

São Pedro da Aldeia celebra mês de prevenção ao câncer de mama
RSS
Por Gabrielly Costa em 26/10/2016

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou na terça-feira (25) um evento especial em prol do movimento mundial Outubro Rosa. Voltado à conscientização e prevenção ao câncer de mama, o evento foi realizado no SPEC – São Pedro Esporte Clube – durante todo o período da tarde e ofereceu orientações, serviços de saúde e música ao vivo, entre outros. A mobilização foi encerrada na Praça Hermógenes Freire da Costa com caminhada e aula de Zumba gratuita para as mulheres. A ação contou com a participação da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho. 



Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, a proposta é sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. 



“Apesar de outubro ser o mês oficial do combate ao câncer de mama em todo o mundo, a luta, prevenção e o alerta são diários e devem permanecer o ano todo. Nessa edição, optamos pela realização de um evento único para favorecer a troca de experiências e a confraternização como um todo. Fico muito feliz de, ao lado de tantos parceiros, poder proporcionar esse momento de lazer e conscientização às mulheres aldeenses”, falou Ester.



A programação do dia foi composta por palestras do médico cirurgião geral e mastologista, Edson Zambrotti, da psicanalista, professora e conselheira, Eliana Ramalho, e da enfermeira especialista em Oncologia, Rosângela Muniz. Advogada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Luciana Reis prestou orientações jurídicas em sua palestra. Durante o evento, o músico e orientador social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Antônio Paulino de Souza, do bairro Morro do Milagre, Jorge Luperce animou os participantes com muita música ao vivo.



Coordenadora do CRAS do Morro do Milagre, Damaris Martins lembrou que a ação de prevenção visa conscientizar as mulheres a fazer o autoexame. 



“O Centro de Referência trabalha com proteção básica, nosso intuito é proteger, então também temos que trabalhar a prevenção. Por iniciativa dos CRAS e do CREAS, realizamos esse evento único em parceria com as Amigas da Mama, o Instituto Embeleze, o Studio Denise Campos e a Secretaria de Saúde”, destacou Damaris.



Aos participantes, foram oferecidos serviços de cabeleireiro, barbeiro, manicure, maquiagem e design de sobrancelhas, além de sorteio de brindes. A Secretaria de Saúde participou com ações de aferição de pressão, teste rápido DST’s e encaminhamentos para mamografia, oferecidos às mulheres de 55 a 69 anos de idade ou situações atípicas. O evento também foi marcado pelo corte de cabelo de Maria Oliveira Moisés, de 66 anos, em um ato de doação às Amigas da Mama. Uma caminhada até a Praça Hermógenes Freire da Costa e uma aula de Zumba preparada especialmente para a ocasião encerraram o evento.



Também acompanharam as atividades durante o dia a coordenadora das Proteções Básica e Especial, Wânia Arruda, a diretora da Gestão SUAS, Jane Ferreira, e a diretora de Direitos Humanos, Alba Guimarães, além das coordenadoras e equipe técnica dos CRAS e do CREAS. 



  • Valid XHTML 1.0 Transitional
  • Selo de Acessibilidade - DaSilva
Desenvolvido por NPI Brasil Rua Marques da Cruz, 61 - Centro / (22) 2621-1559
CEP: 28941-086