Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

São Pedro da Aldeia é ponto central da Marinha para ações de Combate ao vírus Zika

Por Keyla Marques em 05/02/2016
Imagem da Notícia: A Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (4) um encontro com a Marinha do Brasil para unir forças contra o mosquito Aedes Aegypti. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito Cláudio Chumbinho e concentrou a Secretaria de Educação, representada pela Subsecretária Claudete Dutra, e representantes de municípios adjacentes.

A Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (4) um encontro com a Marinha do Brasil para unir forças contra o mosquito Aedes Aegypti. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito Cláudio Chumbinho e concentrou a Secretaria de Educação, representada pela Subsecretária Claudete Dutra, e representantes de municípios adjacentes.



Um dia antes desta reunião, os militares da Marinha discutiram com o Secretário de Saúde, Dr. Luís Cláudio Sartori, e com a Subsecretária de Saúde, Dr.ª Maria Lúcia Feitosa, as ações e determinações do Governo Federal. Essas normas foram estabelecidas para que o município receba reforço ao “sistema de guerra” que está sendo vivido nos municípios brasileiros.



A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Aldeia está preocupada com o aumento de número de casos de microcefalia que tem relação com vírus Zika. Acreditamos que a principal estratégia é conscientizar a população, e que se as pessoas não colaborarem, o trabalho do governo vai ficar ainda mais difícil. Com o reforço e apoio da Marinha do Brasil, através da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, estaremos intensificando as ações de combate ao grande vilão do momento, o Aedes agypti. Estamos muito confiantes que essa parceria será um sucesso contra esse vetor ”, disse Dr.ª Maria Lúcia.



Os representantes da Marinha do Brasil apresentaram à Secretaria de Saúde um cronograma de datas para a realização de ações conjuntas em grande parte da cidade. A Marinha também convidou municípios adjacentes a São Pedro, mas a iniciativa aldeense fez com que a cidade saísse na frente. Já foram entregues os indicadores necessários para que uma logística fosse montada pelo militares. A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia estará cedendo cerca de 2.000 militares para combater à Dengue, Zika e Chikungunya. Esses militares serão acompanhados pelos Agentes de Saúde e Guardas de Endemias da rede municipal.


Para uma melhor logística e abrangência das áreas programadas para receber a ação, a Secretaria de Saúde sugeriu aos militares da Marinha que marcassem uma reunião, no gabinete do prefeito Cláudio Chumbinho, com os outros municípios e as equipes municipais, para viabilizar o que fosse necessário para realização da programação.



A Subsecretária de Educação, Claudete Dutra, disponibilizou a lista das escolas municipais aldeenses e acordou o uso da frota dos ônibus escolares para o transporte dos militares às áreas que serão de ação mais contundente.



Representando a Marinha do Brasil, estavam presentes à reunião o Diretor da Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia e Oficiais do Estado Maior do Comando da Força Aeronaval.