Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

São Pedro da Aldeia faz Ação de Combate a Endemias

Por Keyla Marques em 15/12/2015
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no sábado (12) a primeira etapa da ação de combate a endemias com agentes da Vigilância Ambiental. Em parceria com o Condomínio Cisne Branco, os agentes fizeram visitas em casas e terrenos para identificação e prevenção de possíveis focos. Motivados por casos confirmados e suspeitos de dengue, a administração do condomínio solicitou a presença dos agentes de forma mais intensificada. As próximas etapas estão marcados para os dias 17 e 18 de dezembro abrangendo a população turística.

       A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no sábado (12) a primeira etapa da ação de combate a endemias com agentes da Vigilância Ambiental. Em parceria com o Condomínio Cisne Branco, os agentes fizeram visitas em casas e terrenos para identificação e prevenção de possíveis focos. Motivados por casos confirmados e suspeitos de dengue, a administração do condomínio solicitou a presença dos agentes de forma mais intensificada. As próximas etapas estão marcados para os dias 17 e 18 de dezembro abrangendo a população turística.

      A equipe visitou cerca de 175 casas e começou às atividades com a passagem do carro fumacê das 6:00h às 8:00h. Os agentes deram início às visitas nas casas após esse período verificando a possibilidade de focos. Também fizeram apontamentos de possíveis criadouros em áreas comuns. Os funcionários do condomínio recolheram resíduos como copos descartáveis, potes e latas de todos os tipos, que poderiam conter ou proliferar o mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da Dengue, Zica e Chicungunha.

       “A ação da Prefeitura é muito importante, mas tem que haver uma conscientização da população. Os agentes estão trabalhando e fazendo o papel deles, não tem desculpas para ninguém descuidar das suas casas, porque eles atendem e tiram todas as nossas dúvidas”,disse José Antônio Martins, condômino.

    Durante as visitas os agentes entregaram panfletos informativos, explicaram como fazer o combate ao mosquito dentro e fora de casa e responderam às dúvidas dos moradores e turistas que passam pelo município durante fins de semanas e feriados.


     “Fizemos a verificação das áreas comuns junto aos funcionários do condomínio. Nas visitas domiciliares instruirmos aos moradores sobre como não deixarem o mosquito se multiplicar. Foi uma ação conjunta com o Condomínio Cisne Branco e terá mais duas etapas já marcadas”, disse Roberto Dias, supervisor de Agentes de Endemias.


      O município preparou o “Projeto de Verão” para intensificar as vistorias em casas da população flutuante, que aumenta consideravelmente durante o período de dezembro a março. Não podemos vacilar! Todos juntos para combater o  Aedes Aegypti!